ATUAL
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, atribuiu a Ordem de Mérito do III grau a Carlos Carreiras pelo apoio que o município de Cascais tem dado aos deslocados ucranianos desde o início do conflito com a Rússia.
Segundo o Jornal I, foi o próprio presidente da Câmara de Cascais que confirmou a condecoração
Já em declarações à agência estatal Lusa, o “Mayor” de Cascais afirmou sentir-se "muito honrado, embora fosse um prémio que preferia não ter, pois era sinal que não havia guerra".
"De qualquer forma, é um prémio que partilho com todos, funcionários municipais, empresas municipais", precisou.
Entretanto, o DN especifica que Carlos Carreiras foi condecorado pelo pelo presidente da Ucrânia pelo seu trabalho no "fortalecimento da cooperação entre os Estados, apoio à soberania nacional e integridade territorial da Ucrânia e pela popularização do Estado da Ucrânia no mundo".
Desde o início do conflito na Ucrânia que Cascais continua a ser o segundo município português com maior número de proteções temporárias atribuídas pelo SEF a cidadãos ucranianos deslocados.
Cascais conta atualmente com 3.351 proteções.
Os deslocados, na sua maioria mulheres, crianças e jovens, chegaram a Cascais em aviões fretados, na companhia de equipas multidisciplinares municipais cascalenses e foram acolhidos em centros de acolhimento temporários, um dos principais na avenida de Sintra.
Para além de alojamento, alimentação e colocação de crianças em creches e escolas foi-lhes concedido gratuitamente o passe ViverCascais e, mais recentemente, por um período de 8 meses, numa parceria entre o município e uma conhecida Fundação, atribuídos cheques de cerca de 300 euros mensais por família.
Sem comentários:
Enviar um comentário