ZELENSKY premeia Carreiras com Ordem de Mérito pelo apoio dado aos refugiados ucranianos

ATUAL


Por REDAÇÃO
16 novembro 2022 | 22h40

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, atribuiu a Ordem de Mérito do III grau a Carlos Carreiras pelo apoio que o município de Cascais tem dado aos deslocados ucranianos desde o início do conflito com a Rússia.

Segundo o Jornal I, foi o próprio presidente da Câmara de Cascais que confirmou a condecoração

Já em declarações à agência estatal Lusa, o “Mayor” de Cascais afirmou sentir-se "muito honrado, embora fosse um prémio que preferia não ter, pois era sinal que não havia guerra".

"De qualquer forma, é um prémio que partilho com todos, funcionários municipais, empresas municipais", precisou.

Entretanto, o DN especifica que Carlos Carreiras foi condecorado pelo pelo presidente da Ucrânia pelo seu trabalho no "fortalecimento da cooperação entre os Estados, apoio à soberania nacional e integridade territorial da Ucrânia e pela popularização do Estado da Ucrânia no mundo".

Desde o início do conflito na Ucrânia que Cascais continua a ser o segundo município português com maior número de proteções temporárias atribuídas pelo SEF a cidadãos ucranianos deslocados.

Cascais conta atualmente com 3.351 proteções.

Os deslocados, na sua maioria mulheres, crianças e jovens, chegaram a Cascais em aviões fretados, na companhia de equipas multidisciplinares municipais cascalenses e foram acolhidos em centros de acolhimento temporários, um dos principais na avenida de Sintra.

Para além de alojamento, alimentação e colocação de crianças em creches e escolas foi-lhes concedido gratuitamente o passe ViverCascais e, mais recentemente, por um período de 8 meses, numa parceria entre o município e uma conhecida Fundação, atribuídos cheques de cerca de 300 euros mensais por família.








Sem comentários:

Publicação em destaque

SISMOS o que fazer...

DICAS PREVENTIVAS |  Com o mais recente evento sismológico da Turkia e na Síria a pergunta que devemos fazer é se nós os Portugueses estamos...

FOI NOTICIA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA