Relatório preliminar não aponta para falha estrutural na bancada do Estoril

Segurança

Por Redação

O relatório preliminar do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) com a avaliação pedida pela Câmara de Cascais, sobre as condições de segurança estruturais da bancada nova do Estádio António Coimbra da Mota, na Amoreira, foi revelado esta sexta-feira, sem que nada aponte para a insegurança.


Numa nota divulgada esta sexta-feira, ao final da tarde, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, anuncia “que o relatório preliminar dissipa todas dúvidas: a segurança da estrutura e dos adeptos nunca esteve em causa. Nem no jogo de 15 de janeiro, nem no passado”. 


O relatório preliminar refere que “a zona interior da bancada é utilizada para acessos, instalações sanitárias, bares, arrumos e postos de socorro. É constituída por uma laje, betonada, diretamente sobre o aterro (laje térrea) e contra os pilares, sem ligação estrutural. Nessa laje, apoiam-se as paredes divisórias interiores (de alvenaria de blocos). Esta zona interior é, assim, uma construção independente da estrutura da bancada”. 


“Já no que se refere à estrutura da bancada, até à data não foram detetadas evidências de comportamento estrutural anómalo, nem nas visitas de inspeção realizadas ao local foram observados indícios de comportamento deficiente da estrutura; nem foi, até à data, fornecido ao LNEC nenhuma informação que indicie algum comportamento anómalo no passado”, esclarece este relatório preliminar.


Não obstante, Carlos Carreiras numa declaração pública informa que “com a equipa de técnicos municipais, estudarei o relatório nas próximas horas. Juntamente com toda a informação urbanística que já compilámos, assim com o levantamento do desenvolvimento histórico do Estádio e de toda a zona envolvente, tomarei uma posição pública na próxima semana”.


Finalmente, o município anuncia que “como autoridade máxima sobre a gestão do território, continuará junto do Estoril Praia a acompanhar todos os desenvolvimentos futuros sobre este caso, em colaboração do Laboratório Nacional de Engenharia Civil”. 





3 comentários:

Anónimo disse...

Para os mais esquecidos, primeiro vieram transmitir à comunicação social , que a remodelação do estádio efectuada à cerca de 3 anos, a dita obra não carecia de licenciamento ; depois tinha a benção da UEFA , e por fim a inspecção da LFP... agora surgiu um balão de oxigénio com um comunicado do LNEC , e o equipamento é municipal com mais de 70 anos de idade .
É tudo muito hesitante , como foram as obras de reabilitação do nucleo de Bicesse-Atibá, EN 247, Variante de Tires, Estrada de Manique, variante ao novo Lidl da Abóboda , assim como as mais recentes como o parque de estacionamento do Alto da Castelhana -Alcabideche , em que o citado equipamento publico ainda não foi inaugurado, e já existem zonas vedadas por abatimentos de pavimento , assim como a requalificação dos espaços verdes frente ao Café Argentina - Rua Costa Pinto , isto para já não falar no Park Mountain - Outeiro da Vela , obra que se arrasta à meses, e que constitui uma verdadeira vergonha de planeamento e execução, e do empreiteiro seleccionado .
Com tanta fiscalização e outsourcing como será possivel que o dinheiro dos nossos impostos seja tratado desta maneira, para já não falar na segurança de bens e pessoas ?

Anónimo disse...

Só para corrigir quem não sabe, a autoridade máxima sobre a gestão do território (concelho) compete ao Sr. Secretário de Estado das Autarquias Locais .

João Casanova Ferreira disse...

Sim, de acordo, não há défice estrutural na bancada pré-fabricada. Mas o problema coloca -se na infra-estrutura, na parte onde e como assentam o ferro, aço e cimento que ligam com o lençol de água que corre no perímetro do estádio (referido leito de cheia por vários técnicos que sabem do que falam). É desse relatório da infra-estrutura que se aguarda. Lamento também que o ocorrido tenha recaído nas costas do presidente do Estoril Praia, dr. Alexandre Faria, que considero ser uma pessoa honesta e responsável. Mas ninguém está livre de se lhe atravessar no caminho indivíduos com diferente postura...

Publicação em destaque

BOMBEIROS de Parede salvam canídeo de poço. Veja o vídeo do resgate

CANÍDEO aguarda pelo socorro (Créditos: BVParede) RESGATADO COM SUCESSO . Um canídeo foi resgatado, esta quarta-feira, de manhã, pelos Bomb...

FOI NOTICIA

BLOGS