Ricardo Pires é o novo comandante dos Bombeiros do Estoril

Segurança

Por Redação
10/06/2018

Ricardo Pires, 35 anos, é o novo comandante dos Bombeiros do Estoril e toma posse este domingo, à tarde.

O corpo dos Bombeiros do Estoril estava sem comandante efetivo desde a saída, a 8 de fevereiro do ano passado, de Hugo Santos, que foi ocupar o cargo de 2.º Comandante Operacional Distrital de Lisboa da Autoridade Nacional Proteção Civil.

Até agora, o comando da corporação do Estoril foi assegurado pelo veterano chefe Joaquim Barbosa.

O novo comandante, Ricardo Filipe da Silva Pires, é Bombeiro desde 1997, tendo ingressado, como infante, passando por todos as categorias até chegar a bombeiro de 1.ª classe.

Desempenhou funções nos quartéis de Parede e de Carcavelos e São Domingos de Rana.

Foi operador no Centro de Coordenação Operacional de Bombeiros em Almoçageme, operador de reforço no Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa, Comando Nacional de Operações de Socorro, operador no Centro de orientação de Doentes Urgentes de Lisboa  e Tripulante de Ambulância do INEM. 



Ricardo Pires chega aos 35 anos ao Comando dos Bombeiros do Estoril
Ricardo Pires é licenciado em enfermagem e é Pós Graduado em Medicina do Conflito e da Catástrofe, bem como em Clínica de Emergência em Saúde e Executive Master em Gestão e Administração da Saúde. 

É Formador externo da Escola Nacional de Bombeiros na área do Salvamento e Desencarceramento e formador do INEM na área do Suporte Básico de Vida, Tripulante de Ambulância de Transporte e Socorro. 

O novo comandante dos Bombeiros do Estoril é ainda formador de vários cursos internacionais, entre os quais Advanced Assessmente and Tratment of Trauma, Medical Response to Major Incidents (MRMI), Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS), Pediatric Advanced Life Support (PALS), Curso Intensivo de Actuação em Emergência e Catástrofe, Course SAVER Specialist Multidisciplinary technical Rescue /Instruction and Secnario Building, Emergency Care e Safety Institute, Internacional Trauma Life Support  Internacional Trauma Life Support – Pediatric e Pediatric Education for Prehospital Professionals (PEPP)

Ao longo da sua carreira, Ricardo Pires realizou, ainda, vários cursos, nacionais e internacionais de especialização no âmbito da Emergência, Trauma e Catástrofe e é  docente convidado em várias universidades no mesmo âmbito.  

Ricardo Pires foi, ainda, nas últimas eleições autárquicas de 1 de outubro, candidato pelo PS à presidência da União de Freguesias de Carcavelos e Parede.



Imprimir

1 comentário:

Anónimo disse...

Vamos ver o que o comandante consegue fazer pelos bombeiros... que de tanta ajuda precisam, ajuda e acima de tudo motivação

Publicação em destaque

DIAP de Sintra manda PJ fazer buscas à Câmara de Cascais 5 anos depois de denúncias de vereadores da oposição

Inspetores da Unidade Contra a Corrupção da PJ fizeram buscas, esta quarta-feira, de manhã, nos Paços do Concelho de Cascais e nas instalaçõ...

FOI NOTICIA

BLOGS