“Leslie” traz rajadas de vento de 120 km/h a partir das 19 horas

Segurança

Por Redação
13/10/2018

“As últimas previsões do furacão Leslie apresentam uma probabilidade muito elevada de atingir a costa ocidental de Portugal continental como depressão pós-tropical, sendo que a probabilidade de se registarem ventos de força furacão (>118 km/h) entre o Cabo Mondego e o Cabo de Sines”, confirmou, há cerca de 1 hora, Hugo Santos, 2.º Comandante Distrital de Operações de Socorro de Lisboa da Proteção Civil, segundo o qual “neste momento o cenário mais expectável é de que o “Leslie” entre em terra entre o Cabo Espichel e Cabo Mondego por volta das 22h/23h de este sábado”. 
O “Leslie” deverá começar a afetar o território do Continente a partir das 19/22h locais de hoje (sábado), prevendo-se vento forte e rajadas até 120 km/h nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Leiria, Aveiro e Coimbra.
Neste momento, Cascais24 aguarda por parte dos responsáveis pela Proteção Civil de Cascais informações no interesse da população de Cascais e da região sobre o dispositivo local para acudir a uma eventual intervenção no concelho. Porém, não obstante várias tentativas, até ao momento, nem o diretor operacional, Carlos Mata, nem o chefe de Divisão, Carlos Estibeira, atenderam Cascais24.

Entretanto, segundo a Proteção Civil Nacional, a partir das 22h de hoje e até às 7 h de amanhã, domingo será previsível vento forte e rajadas acima de 120 km/h nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco.

As previsões indicam a ocorrência de vento médio de 60 km/h com rajadas de vento máximas superiores a 130 km/h nos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal e Santarém entre as 22h de sábado e as 04h locais de domingo, em especial na costa ocidental e nas terras altas (com uma probabilidade de 65% de rajada ser maior ou igual a 130 km/h, de 40% de rajada maior ou igual a 145 km/h e de 10% de rajada maior ou igual a 180/190 km/h).

As ondas deverão atingir 5 a 7 metros, com altura máxima até 13 -14 metros, no período entre as 23h de sábado e as 04h locais de domingo. O efeito da agitação marítima forte deverá ser ampliado pela força dos ventos junto ao centro do “Leslie”, pela diminuição da pressão e pela praia-mar (que ocorre por volta das 18 e 06h locais) podendo originar galgamentos costeiros.

Prevê-se também precipitação por vezes forte entre as 22h de sábado e as 10h locais de domingo.

Noticias relacionadas
+ALERTA. Marginal fechada entre Parede e Carcavelos
+Proteção Civil alerta para furacão "Leslie" 

Imprimir

Sem comentários:

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."

Abrigos precisam-se!

Quem põe na ordem donos de caninos?

Hospitalização domiciliária traz benefícios para o doente agudo

Hospitalização domiciliária traz benefícios para o doente agudo
Artigo de OPINIÃO Drª Francisca Delerue

Expulsemos as traquitanas