Alerta da Autoridade Marítima: Não vá ao banho na noite de fim de ano

Segurança




Com o aproximar das festividades da noite de fim ano, a Autoridade Marítima Nacional lançou este sábado um alerta, desaconselhando os banhos nas praias, sobretudo a quem tiver consumido bebidas alcoólicas. 

Segundo a Autoridade Marítima, a previsão do estado do mar na costa oeste a partir do final da tarde de hoje e até ao próximo dia 2 de janeiro, com previsão de ondas até 5 metros de altura no mar que provoca forte rebentação junto à faixa litoral, ao que se junta a baixa temperatura da água do mar normal para a época do ano, “são fatores de risco para as pessoas e que aumentam a probabilidade de ocorrência de acidentes com aqueles que nesta altura do ano gostam de ir a banhos”. 

A Autoridade Marítima Nacional recomenda “à população em geral que se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumem uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco”.

Também aos pescadores lúdicos de pesca à cana aconselha-se cautela, evitando pescar junto a zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas.

“Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter uma atitude vigilante e ter sempre presente que nestas condições extremas o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, conclui a Autoridade Marítima Nacional.

Sem comentários:

+ populares

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."

MULTIMÉDIA.SAÚDE