Bombeiros e GNR testam socorro a vítimas de “abalo sísmico” no CascaiShopping

Segurança




Um "abalo sísmico", que provocou o colapso da placa do parque de estacionamento do CascaiShopping, com utentes subterrados nos escombros e encarcerados no interior de veículos automóveis, foi o tema para um simulacro que testou as capacidades de socorro dos agentes de Proteção Civil: Bombeiros, GNR e Proteção Civil.
No teatro das operações estiveram os Bombeiros Voluntários de Alcabideche e a GNR, com o apoio do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS).
Durante o exercício, numa ação conjunta entre agentes de proteção civil, foi efetuada a evacuação do centro comercial e respetiva verificação dos danos provocados nas estruturas.
Com este simulacro procurou-se testar a capacidade de resposta da GNR em ambiente de catástrofe, o nível de manutenção e eficácia dos sistemas e infraestruturas de segurança, a funcionalidade do plano de emergência e procedimentos ambientais, o grau de consciencialização e capacidade do staff, assim como, identificar potenciais oportunidades de melhoria em situações futuras”, diz o Comando Territorial de Lisboa da GNR.
Também para o comando dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche, em cuja área de intervenção está o CascaiShopping, “foi possível com esta ação testar o grau de consciencialização e capacidade das equipas, colocar à prova o nível de manutenção e eficácia dos meios de segurança e identificar oportunidades de melhoria, que permitam a estas equipas agir com o máximo de perfecionismo em situações reais”.

2 comentários:

Anónimo disse...

Alguem viu o responsavel nº 1 da segurança no concelho de Cascais ???
Alguem conhece o plano de evacuação da Protecção Civil, os pontos de encontro/ locais seguros em caso de sismo, sendo Cascais uma zona de alto potencial sismico ?
Alguem sabe quais os meios eficazes no terreno da protecção civil em caso de sismo de magnitude elevada ? quantas unidades de tendas de campanha / geradores / pontos de alimentação ?
Alguem sabe os contactos da Protecção Civil de Cascais ?


A BEM DE CASCAIS

Anónimo disse...

O melhor de tudo é que fazem sempre essas simulações antes do Shopping Abrir!
De facto é mesmo uma tristeza, vamos fazer um simulacro mas antes do shopping abrir para nao prejudicar as vendas e para fazermos o simulacro com sucesso.
E claro que toda a gente é informada no dia anterior que no dia a seguir vai ser feito um Simulacro.

Publicação em destaque

ENCAPUZADOS assaltam pastelaria, sequestram padeiro, partem câmaras de videovigilância e fogem com 400 euros

Três encapuzados, aparentemente desarmados, tomaram de assalto, esta sexta-feira, de madrugada, a pastelaria Toia, em Alcoitão, sequestraram...

FOI NOTICIA

BLOGS