OPINIÃO

VOZ DO BRASIL

Curso com cenários de catástrofe e multi-vítimas foi um sucesso na Parede

Saúde

Por Redação


Trinta e quatro formandos, entre médicos, enfermeiros, bombeiros, Técnicos de Ambulância de Emergência, Técnicos de Cardiopneumologia e membros de Proteção Civil vindos de Espanha, Estados Unidos da América, Cabo-Verde, Lisboa, Porto, e Ilhas, participaram através de uma plataforma online e de uma fase presencial de três dias na segunda edição do Curso Intensivo de Atuação em Emergência e Catástrofe, que terminou este domingo, na Associação Humanitária de Bombeiros de Parede. 



Com o apoio, na logística, da empresa Elos Vitais, Helpcare, Associação Humanitária de Bombeiros de Parede e da Freguesia de São Domingos de Rana, bem como da equipa de Simulações avançadas da DIREXercicíos com a ajuda de 25 participantes devidamente caracterizados, que assumiram o papel de vítimas nos diversos cenários - esta formação teve como principal objetivo treinar profissionais de saúde em todas as suas competências técnicas, humanas e práticas para obterem a confiança necessária em situações de catástrofe e acidentes multi -vítimas.
Alguns dos figurantes devidamente caracterizados, que fizeram o papel de vítimas em alguns cenários

Foram realizados dois exercícios práticos de treino operacional em que os formandos e os parceiros estratégicos (Bombeiros, SMPC-CMC e forças policiais) desenvolveram uma resposta multidisciplinar sobre a metodologia do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro e do Sistema Integrado de Emergência Médica adaptando-os à especificidade do curso. 
Com formadores multidisciplinares nacionais e internacionais entre os quais médicos, enfermeiros e técnicos de emergência experientes na área da emergência e catástrofe, este curso de extrema importância foi composto por 10 módulos divididos em 4 meses online e 3 dias presenciais, que abordou temas como Suporte de Vida - Abordagem à vítima e reanimação (SBV/SAV), emergências médicas, trauma, medicina de catástrofe, língua gestual portuguesa, intervenção psicossocial em crise, emergência e catástrofe, legítima defesa em ambiente hostil, comunicação social na emergência pré-hospitalar e POCUS - Point-Of-Care Ultrasound – Ecografia em Emergência. A equipa de excelência contou com a colaboração do “Research Center in Emergency and Disaster Medicine” CRIMEDIM, Itália e da University of Medicine and Pharmacy, Gr. T. Popa, Iasi, Roménia. 
A equipa de formadores

"Ao abordar, especialmente, os conceitos de triagem, liderança e trabalho em equipa por meio de simulações em condições adversas em contexto de catástrofe e acidentes multi-vítimas, esta formação marcou a diferença ao conjugar este contexto com outras áreas, como a Língua Gestual Portuguesa, Defesa pessoal em ambiente hostil, a presença da Comunicação Social e o POCUS (Point-Of-Care-Ultrasound) – Ecocardiografia de Emergência", informou a organização do curso, que foi um sucesso.

A certificação foi cedida pela University of Medicine and Pharmacy GR. T. Popa, Iasi, Roménia e a certificação de Formação Profissional - cedida pela ELOS VITAIS – DGERT.  
Formadores, formandos e figurantes na foto de "família" no final da formação nos Bombeiros de parede


Noticia relacionada 
Cascais treina profissionais de saúde para o futuro em curso com cenários de catástrofe e multi-vítimas 




Sem comentários:

Publicação em destaque

AGENTES da PSP de Cascais salvam empresário inglês em paragem cardiorrespiratória

EXCLUSIVO |  Agentes da 50ª Esquadra da PSP (Cascais) salvaram um empresário inglês, que esta quinta-feira, de madrugada, tinha entrado em ...

FOI NOTICIA

BLOGS