A mentira humanitária

                                                                26 FEVEREIRO 2019

Segundo o mapa da fome da ONU, 4.400.000 colombianos sofriam de subnutrição em 2016.
No mesmo ano, a Venezuela registava 0 (ZERO) habitantes com carência alimentar.

Entre 2008 e 2016, 4.770 crianças colombianas morreram de fome e, em 2018, foi registada a morte por inanição de 149 crianças entre 0 e 5 anos de idade.

Só na cidade colombiana de Cúcuta, para onde Trump e seus sócios dizem ter enviado 300 toneladas de "ajuda humanitária para o povo da Venezuela", 40% dos 650.000 habitantes estão identificados como sofrendo de subnutrição crónica.

Já a Venezuela, que chegou a ter 3,8 milhões de pessoas em estado de insegurança alimentar no início dos anos 2000, ou seja, antes do chavismo, saiu do mapa da fome e, apesar das violentas sanções económicas impostas pelos EE.UU, os números atuais são insignificantes.

É por isso justo questionar se é mesmo o bem-estar dos povos e a "ajuda humanitária" aquilo que move o imperialismo americano, respaldado pelos serviçais do "quintal das traseiras" e da União Europeia, que os faz querer obrigar o governo da Venezuela a receber o que os venezuelanos não querem, mas que talvez servisse aos colombianos e que os "beneméritos" não lhes querem entregar?

Não é justo acreditarmos que a atual necessidade de "matar a fome e tratar da saúde dos venezuelanos" tem menos a ver com as dificuldades da Venezuela - que existem, sendo o resultado, aliás, das brutais sanções económicas e do roubo de milhares de milhões de dólares e toneladas de ouro depositados nos bancos dos EE.UU e UE -,  do que da indesmentível ganância e apetite do sistema imperialista para se apropriar das maiores reservas mundiais de petróleo, das segundas maiores reservas de gás e, provavelmente, das maiores reservas de ouro do mundo, além de incalculáveis riquezas em minerais raros estratégicos para a indústria aeronáutica, aeroespacial e das novas tecnologias de comunicações, recursos de que a Venezuela é dona e que o governo bolivariano teima em querer que fiquem nas mãos do seu povo?

*VEREADOR DO PCP 

Outros artigos de CLEMENTE ALVES

+Santana Lopes, o Agente Indiscreto!+Água mais cara da Europa vai aumentar mais de duas vezes e meia o valor da inflação
+Ingenuidade, estupidez ou malvadez? 
+Porque está a Serra de Sintra a arder? 
+Cascais não é uma ilha! 
+Quase a brincar para que não se acabe a nossa vontade de não chorar! 
+O género da igualdade é que conta 
+É escandaloso que a Câmara seja o negócio mais lucrativo de Cascais 
+Orçamento Participativo ou de batota?


*Os artigos de opinião publicados são da inteira responsabilidade dos seus autores e não exprimem, necessariamente, o ponto de vista de Cascais24.

Imprimir


Sem comentários:

Publicação em destaque

BOMBEIROS de Parede salvam canídeo de poço. Veja o vídeo do resgate

CANÍDEO aguarda pelo socorro (Créditos: BVParede) RESGATADO COM SUCESSO . Um canídeo foi resgatado, esta quarta-feira, de manhã, pelos Bomb...

FOI NOTICIA

BLOGS