TURNO INESQUECÍVEL. Bombeiros assistem a três partos em 5 horas

Saúde

                                                                              (Foto Facebook Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana)
Por Redação
21/04/2018

Os socorristas Pedro Santos e Sandra Alves e a enfermeira Andreia Cordeiro, todos formando a mesma guarnição dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, jamais vão esquecer o turno da noite de quarta para quinta- feira ao assistirem a três partos com um curto intervalo de cinco horas.

A primeira saída da equipa registou-se pelas 23h40 para o Junqueiro, depois da chamada para o quartel indicar que uma mãe, na casa dos 30 anos, tinha acabado de dar à luz, na habitação, uma das filhas gémeas. A verdade é que à chegada, a guarnição foi confrontada com a parturiente com uma das gémeas ao colo e o pai com a outra. 

As meninas não quiseram esperar e nasceram no quintal da habitação. Estavam todos bem de saúde, mas as gémeas e a mãe foram levadas ao hospital, depois da médica Lúcia Taborda, da VMER de Cascais, ter observado as três.

Antes, porém, a guarnição dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana cortou os cordões umbilicais e assistiu as recém-nascidas e a mãe. Teresa e Madalena, assim vão chamar-se as gémeas, nasceram prematuras, com 35 semanas.

Já elas 4h20, a mesma equipa avançou para outro parto iminente, em São Domingos de Rana. Uma mãe não conseguiu esperar pela chegada dos Bombeiros e deu à luz uma menina na casa de banho. 

Inicialmente, a guarnição viu dificultada a entrada na habitação, dado a porta estar fechada, mas a chegada da avó da recém-nascida, que possuía uma chave, acabou por facilitar a entrada. Socorristas e enfermeira foram encontrar a mãe com a menina nos braços.

Depois de uma primeira assistência, mãe e filha seguiram de ambulância para o Hospital de Cascais. Estavam ambas bem de saúde. A menina vai chamar-se Pilar.

“A felicidade estampada no rosto dos nossos Bombeiros é o melhor que podemos retirar da nossa atividade”, escreveu, na página do Facebook da corporação, o comandante Paulo Santos, segundo o qual “estão todos de parabéns: a mãe, as 2 gémeas (Teresa e Madalena), a equipa da VMER Cascais e as nossas equipas de voluntários e profissionais”. 

“Ainda nesta noite registámos outra ocorrência de parto, desta vez com o nascimento da Pilar”, anunciou Paulo Santos no post publicado poucas horas depois dos três partos, sublinhando, ainda, que “não há melhor forma de dar as boas vindas ao mais recente elemento da equipa Vmer Cascais, Drª Lucia Taborda!!”.


Imprimir

Sem comentários:

Publicação em destaque

TRIPULANTE russo de navio mercante resgatado depois de queda a bordo

Um cidadão de nacionalidade russa, 55 anos, tripulante de um navio mercante de pavilhão de Antígua e Barbuda, foi resgatado esta segunda-fei...

FOI NOTICIA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA