ATUAL
Uma
bandeira negra vai ser colocada este domingo, à tarde, na Quinta dos Ingleses,
em Carcavelos, com o objetivo de alertar que a construção prevista para esta
área constitui um atentado à conservação da natureza e à qualidade
de vida das populações.
A iniciativa é do Grupo Ecologista “Os Verdes”, no âmbito da campanha SOS - Natureza, em articulação com os movimentos cívicos, nomeadamente o Fórum por Carcavelos, o Grupo Ecológico de Cascais e o SOS Quinta do Ingleses.
Com cerca de 51 hectares, a Quinta dos Ingleses constitui um espaço histórico e cultural, sendo a única mancha arborizada da orla ribeirinha Sul do concelho de Cascais e um dos últimos espaços naturais existentes na Freguesia que, no contexto atual, constitui uma reserva de biodiversidade para mitigação das alterações climáticas.
Situada entre as bacias hidrográficas de duas ribeiras que desembocam na praia de Carcavelos, apresenta uma considerável diversidade biológica, incluindo flora com relevância para efeito de conservação de espécies arbóreas sujeitas a regime especial de proteção como a azinheira, o pinheiro-manso, o cipreste e o zambujeiro, entre outras.
É há muito reivindicado pelas populações um estatuto de proteção, tendo sido aprovada na Assembleia da República, em 2021, uma resolução que “recomenda ao Governo a salvaguarda e a valorização ambiental e patrimonial da Quinta dos Ingleses, assegurando o seu equilíbrio com o restante ecossistema urbano e ambiental”.
Porém, devido à sua localização privilegiada, aquele espaço encontra-se abrangido por um plano de pormenor megalómano e respetivo projeto de loteamento que, nas sucessivas discussões públicas, foram amplamente contestados pelas populações, que denunciaram as ameaças que pendem sobre a Quinta e a Praia de Carcavelos. De realçar as diversas ações de contestação que, desde os anos 90 do século passado, têm sido organizadas por movimentos cívicos e associações (inicialmente pelo Fórum por Carcavelos e mais recentemente pelo SOS Quinta dos Ingleses).
Esta iniciativa, segundo “os Verdes”, complementa a conversa ecologista e caminhada realizadas pelo PEV, no dia 5 de junho, na Aldeia de Juso, em Cascais, sob o tema da defesa do litoral e dos seus ecossistemas como parte de uma estratégia de conservação da natureza e dos recursos hídricos, bem como de defesa da qualidade de vida das populações.
Sem comentários:
Enviar um comentário