PSP apanha 7 ladrões de catalisadores

SEGURANÇA

AGENTES da PSP intercetaram em cinco dias em diferentes locais de Cascais 7 suspeitos de furto de catalisadores (Arquivo)


23 junho 2021| 16h12

Agentes da PSP da Divisão Policial de Cascais intercetaram e identificaram em apenas cinco dias e em diferentes locais do concelho 7 suspeitos de furto de catalisadores- um negócio lucrativo para ladrões e, sobretudo, para pequenas oficinas e sucatas, apurou Cascais24.

No entanto, todos os suspeitos, com idades que variam entre os 35 e os 58 anos, encontram-se em liberdade, com Termo de Identidade e Residência (TIR), por decisão do Ministério Público.

As interceções e abordagem por parte da PSP registaram-se no Estoril e em Carcavelos.

No Estoril, os agentes chegaram mesmo a confiscar aos três suspeitos, de 35, 36 e 39 anos, uma rebarbadora, com um disco de corte e uma bateria inseridas, 3 discos de corte suplentes, bem como uma bateria suplente, uma lanterna e a viatura que usavam para a prática dos furtos. 

POLÍCIAS da Divisão de Cascais somam interceções a suspeitos
___________________________________________

Também em Carcavelos, onde foram intercetados, em flagrante delito, dois suspeitos, de 40 e 50 anos, a PSP apreendeu-lhes uma rebarbadora e respetivos discos de corte, um macaco manual usado para elevar a viatura alvo e um catalisador.

Ainda em Carcavelos, a PSP intercetou dois outros suspeitos, de 49 e 58 anos, depois de terem tentado um furto. Os agentes lograram avistar e intercetar a viatura na qual estavam em fuga, conduzida por um deles que não possui carta de condução.

 

Negócio lucrativo

O furto de catalisadores tornou-se num negócio altamente lucrativo para os ladrões, que os podem vender, desde que intatos, por 120 euros.

São dois os canais de recetação, um as pequenas oficinas de automóveis que depois os revendem aos clientes a preços que oscilam entre os 1.550 e os 2.000 euros e outro sucatas, que desmontam o paládio, a platina e o ródio, materiais considerados mais valiosos do que o ouro. 

INFOGRAFIA do JN (Jornal de Noticias) mostra as principais características do catalisador
_____________________________________________

Nas grandes sucatas, segundo fontes policiais disseram a Cascais24, o paládio, a platina e o ródio é canalizado para fábricas nas quais são produzidos novos catalisadores.

Este género de furto tem vindo a aumentar em vários países e merecido ultimamente especial atenção por parte, quer da Interpol, quer da Europol, soube, ainda, Cascais24.



 

 

 

 

 

 

 

 

 


Sem comentários:

Publicação em destaque

FUNCIONÁRIA do Modelo Continente de Tires salva cliente de 81 anos em paragem cardiorrespiratória

HEROÍNA .  Ao aplicar os seus conhecimentos de suporte básico de vida, com a ajuda de um desfibrilhador, até à chegada dos Bombeiros de Pare...

FOI NOTICIA

BLOGS