AUTÁRQUICAS
A proposta do Metro
Oeste Atlântico é uma iniciativa conjunta dos Núcleos de Sintra, Oeiras e
Cascais do Iniciativa Liberal.
A rede de metro de superfície ligando os três concelhos, com uma extensão
total de aproximadamente 52km, 42 estações e 4 linhas.
Os três núcleos territoriais do IL realçam “o impacto positivo desta rede para a mobilidade sustentável nos 3 concelhos, permitindo ligações rápidas dentro e entre concelhos, bem como uma maior integração dos diferentes meios de transporte, incluindo a Linha de Sintra e a Linha de Cascais”.
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REDE, segundo projeto, pode ter extensão de 52 km, 42 estações e 4 linhas |
“O Metro Oeste Atlântico é um sistema idêntico ao que é utilizado
em mais de 50 redes de metro que existem em cidades da Europa”, explica a
IL em comunicado.
Em Portugal, recorda-se, existem sistemas semelhantes, nomeadamente o Metro
Sul Tejo e o Metro do Porto.
O Metro Oeste Atlântico utilizará veículos com capacidade de cerca
de 250 pessoas, permitindo igualmente o transporte de bicicletas, com um
tráfego estimado de aproximadamente 25.000 passageiros por dia em cada linha.
Operará com velocidades médias de operação de 20-25 km/h, frequência em horas
de ponta a cada 10-15 minutos, bitola padrão de 1435mm e tração elétrica
através de catenária de 750V DC.
Segundo a IL, o investimento estimado com a implementação de esta rede é de €850 milhões de euros para a criação da infraestrutura incluindo parque de viaturas e será financiado por uma combinação da alocação de até 7% das receitas do IMI e IMT dos 3 concelhos, orçamento de Estado e fundos europeus.
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INVESTIMENTO é estimado pelos Liberais em 850 milhões de euros |
A aquisição do material circulante (42 veículos para a totalidade da rede)
e a operação do sistema ficará a cargo de operador privado via concessão.
O Metro Oeste Atlântico faz parte dos programas autárquicos da IL Sintra,
IL Oeiras e IL Cascais na área da mobilidade.
“Temos de estar na frente do desenvolvimento sustentável, e isso faz-se com
uma solução tecnológica que já existe em dezenas de outras cidades. A
construção de uma verdadeira rede de metro ligeiro, com possíveis expansões
futuras para a zona ocidental do Oeiras, é uma oportunidade de garantir a
mobilidade sustentável durante as próximas décadas.”, garantiu, por sua vez,
Bruno Mourão Martins do IL Oeiras.
Já para Miguel Barros, cabeça de lista do IL à Câmara Municipal de Cascais,
“o Metro Atlântico Oeste permitirá o fácil acesso aos centros urbanos, aos
polos universitários, às zonas comerciais e de lazer, aos locais de trabalho e
às linhas ferroviárias de Sintra e Cascais”.
“É especialmente importante por servir zonas de elevada densidade
populacional que hoje têm uma rede de transportes e uma rede viária claramente
desajustadas das necessidades. Temos de mudar e trazer os nossos concelhos para
o século XXI.”, concluiu Miguel Barros.
Veja aqui o vídeo do projeto
2 comentários:
Investir tanto para aumentar a taxa de criminalidade, andamos bem
A vossa proposta:
- O Estado (autarquias, governo, UE) pagam 850 milhões de infraestrutura.
- O Estado financia os passes.
- O privado explora com um investimento mínimo e sem risco e mete o lucro ao bolso.
Ricos liberais! Ponham os capitalistas a pagar a infraestrutura!
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