OPINIÃO

VOZ DO BRASIL

PORTUGAL não é um país racista

VOZ DO BRASIL

04 agosto 2022 | 17h15
Correspondente  Cascais24Horas em São Paulo
- Racistas são racistas em qualquer país. Recentemente, um casal de brasileiros, um ator e sua esposa, estavam num restaurante  em Portugal, quando uma mulher teria ofendido os filhos  adotivos do casal, que são negros. Eles estavam no restaurante Clássico Beach Club, que fica na Costa da Caparica, onde o fato ocorreu.

Com isso, muitas pessoas têm levantado a voz como se Portugal, enquanto nação, fosse racista. Mas, não é. Essa ideia de que os portugueses são xenófobos volta e meia surge no debate sobre intolerância na Europa. Muitas pessoas acham que o povo português tem aversão aos brasileiros ou a pessoas de outras nacionalidades.

Num primeiro momento, devemos reconhecer que, infelizmente, casos de xenofobia ocorrem em Portugal, mas, também ocorrem no Brasil, nos EUA, na França, enfim, em todos os lugares do mundo. O que não se pode é generalizar e ofender todo o povo de Portugal, pois não são xenófobos na sua maioria.

O racismo, assim como qualquer outra forma de discriminação e preconceito, deve ser repudiado, porém, devemos ter cuidado ao expressarmos nossa opinião para que não ofendamos pessoas de bem, como o povo português no geral. A generalização é a deficiência da individualização.

No Brasil, por exemplo, existe uma forma bem peculiar de intolerância existente no Sul e Sudeste contra pessoas que são da região Nordeste do país. Não podemos dizer que são todas as pessoas dessas regiões, pois não seríamos honestos se disséssemos isso.  O que ocorre é que muitos, assim como em Portugal e em outros países, não gostam de estrangeiros, exatamente como ocorre no estado de São Paulo, Porto Alegre ou no Rio de Janeiro em relação a pessoas da região Nordeste do próprio país.

Eu mesmo já escrevi um livro que se encontra na Amazon.com, disponível em formato e-book, sobre esse tipo de intolerância existente no Brasil contra os próprios brasileiros, chamado: Intolerância Regional no Brasil: Uma Visão Histórica e Jurídica.


Nesse livro nós abordamos desde as possíveis origens da discriminação e preconceito existentes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, em relação às pessoas que são da região Nordeste, até as consequências judiciais decorrentes desses atos de intolerância.

Esse assunto é importante neste momento porque o povo de Portugal está sendo chamado de xenófobo de forma injusta, posto que não se deve generalizar tais atos cometidos por algumas pessoas.

O presidente do país português, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que o que aconteceu com os filhos do casal de brasileiros foi lamentável, mas que não deveria ser atribuído ao povo português esse comportamento, portanto, que as pessoas não generalizem nas acusações, segundo o jornal CNN Brasil.

Desta forma, como brasileiro que foi acolhido neste veículo de imprensa do Cascais24HORAS, não posso deixar de fazer uma defesa do povo português no geral, pois não devemos, repito, generalizar tais graves acusações a um povo inteiro.  Sou brasileiro e estou a fazer contribuições a este portal de notícias português e estou a ser muito respeitado pelos amigos portugueses.

Temos certeza de que muitos brasileiros que vivem em Cascais e em outras cidades também estão a se sentir muito bem com o povo hospitaleiro e acolhedor de Portugal.

Outros artigos de MARCELO VASCONCELO de SÁ

+PORTUGAL: Refúgio para milhares de brasileiros

+Como a Imprensa retrata o Brasil atualmente?

+DIREITO e política: há possibilidade de equilíbrio entre ambos?






Sem comentários:

Publicação em destaque

JUIZ de Instrução pôs atrás das grades homem que maltratava por ciúmes companheira grávida

Um homem, 46 anos, foi detido, em Carcavelos, pela PSP, por maltratar a companheira grávida e viu confirmada a prisão preventiva por um jui...

FOI NOTICIA

BLOGS