POLÉMICA. Câmara de Cascais indefere condomínio e nega entrada de qualquer outro projeto para Aldeia de Juso

ATUAL

CÂMARA indeferiu em março condomínio para a Aldeia de Juso

Por REDAÇÃO*
02 maio 2021 | 21h17

A Câmara Municipal de Cascais indeferiu a 9 de março último um projeto para a construção de 60 moradias em Aldeia de Juso e nega que qualquer outro projeto para o local tenha dado entrada na autarquia, assegurou, a Cascais24, fonte próxima do executivo, acrescentando “não haver qualquer razão” para a polémica que alguns moradores estão a criar.



“O que foi tão-somente licenciado foram obras de infraestruturas, conforme o aviso afixado, não tendo dado entrada até ao momento na autarquia qualquer projeto”, reforçou a mesma fonte, sublinhando que o pedido de licenciamento de condomínio para 60 habitações foi indeferido pelo município ainda antes de ter surgido o movimento de contestação por parte dos moradores.

Já na última Assembleia Municipal, realizada por videoconferência, o presidente do executivo, Carlos Carreiras, tinha dado explicações, na sequência da intervenção do líder do movimento dos moradores em protesto, António Lourenço.

Carreiras, que começou por garantir “não ter entrado nenhum projeto na Câmara Municipal de Cascais”, esclareceu que “a alteração ao próprio alvará, que passou a consignar lotes onde estão previstos escritórios, serviços e também habitação data de 9 de dezembro de 1997, em que o lote inicial foi subdividido em vários lotes e o Lote 4 e 5 destinados a escritórios e serviços”.

Ainda segundo o autarca, “depois passaram-se um conjunto de anos, em que, de facto, não houve alterações em relação ao alvará, mas a 7 de julho de 2005, anterior a este executivo, os lotes 2 e 3 foram, o primeiro destinado a habitação e o segundo a comércio e serviços”.

“A prova disso mesmo é o edifício fabril que estava licenciado desde 1966, mas também o condomínio, que vinha do lote 2 e foi indeferido agora, a 9 de março, antes de qualquer manifestação de repúdio por parte dos moradores”, reafirmou Carreiras. 

CARLOS Carreiras garante que "até ao momento não deu entrada nenhum projeto na Câmara de Cascais"
________________________________________________

O edil precisou, ainda que “o lote 3 resulta de 2001 e é um edifício para comércio e serviços das Águas de Cascais e também o lote 4 está em funcionamento desde 2010 com uma Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa”.

Não obstante as explicações dadas por Carlos Carreiras, um representante dos moradores deverá intervir, no período dedicado aos munícipes, na próxima reunião do executivo.

A propósito e referindo-se à última reunião, em que compareceram munícipes de Aldeia de Juso, que não puderam intervir, Carlos Carreiras revelou que “os munícipes que lá compareceram sabiam que tinham inscrito fora do tempo e que, entretanto, tinham recebido um email a avisar de que estavam inscritos para a próxima reunião”.

“São provas factuais e não há que dar a volta nisso”, frisou Carreiras, concluindo que “ai os aguardo”. 

MORADORES não estão convencidos
________________________________________________

Recorda-se que o movimento de moradores de Aldeia de Juso afirma que em março deste ano, tomaram conhecimento de um alvará emitido em 20 de novembro de 2020 pela Câmara Municipal de Cascais para construção de uma enorme zona comercial e de serviços no local das antigas instalações da Alcatel, que contraria as limitações impostas pela escritura de doação do terreno, de 1963 e que terá até 4 andares de altura numa das suas frentes.

“A construção, se for por diante, poderá aniquilar por completo a calma da localidade e desvalorizar grandemente as moradias que têm sido construídas ao longo das últimas décadas, devido ao aumento exponencial do trânsito, ao ruído, poluição atmosférica e à presença de camiões de transportes que venham a abastecer a zona comercial”, denunciam os moradores. 

*Com Nuno Santos Pereira

Noticia relacionada

+Aldeia de Juso em "pé de guerra" com projeto que Carreiras diz não existir



 

 

 


Sem comentários:

Publicação em destaque

BOMBEIROS de Parede salvam canídeo de poço. Veja o vídeo do resgate

CANÍDEO aguarda pelo socorro (Créditos: BVParede) RESGATADO COM SUCESSO . Um canídeo foi resgatado, esta quarta-feira, de manhã, pelos Bomb...

FOI NOTICIA

BLOGS