40 PROJETOS A VOTAÇÃO NO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

 
Por Cascais24

16-10-2015
O Orçamento Participativo (OP) 2015 do concelho de Cascais vai estar em votação de 19 de outubro até 22 novembro. Nestes 35 dias, os cascalenses poderão demonstrar a força da cidadania ativa através do voto em 40 projetos em onze áreas diferentes, incluindo uma proposta imaterial, na área da inovação e conhecimento. 
A votação online regressa nesta quinta edição, aliada aos votos por SMS, sendo que passa a ser obrigatório associar um código de votação a cada voto, segundo informação do município.
À votação está um número recorde de 40 projetos (mais 10 do que no ano de lançamento, em 2011), cuja implementação dependerá do número de votos conseguidos e do valor de cada projeto. À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Cascais disponibiliza uma verba total de 1.500.000 euros para os projetos mais votados.
Distribuídos por áreas, os projetos a votação incidem, maioritariamente, na requalificação e reabilitação urbana (7), criação e requalificação de equipamentos culturais, lúdicos e desportivos (6), espaços escolares (5) e verdes (5).
Mostrando que, para melhorar não falta criatividade, os cidadãos apresentaram também projetos nas áreas da ação social (4), segurança e proteção civil (4) e requalificação da rede viária (4), alargando os pedidos de intervenção ao turismo, comércio e promoção económica (2), acessibilidades e proteção ambiental (um projeto cada). E, pela primeira vez vai a votos uma proposta imaterial, na área da inovação e conhecimento.
Também, pela primeira vez, há quatro corporações de Bombeiros Voluntários do concelho à espera de ver os seus projetos de segurança e proteção civil vencerem a votação. São os casos do projeto 17 dos Bombeiros de Alcabideche, que pretendem adquirir duas ambulâncias de suporte básico de vida. Já a corporação de Carcavelos e São Domingos de Rana tem a votação o projeto 24, que visa a aquisição de um veículo urbano de combate a incêndios. Com o projeto 32 surgem os Bombeiros de Cascais, que querem equipamento de proteção e uma ambulância. Finalmente, o projeto 36 diz respeito aos Bombeiros Voluntários da Parede, que pretendem substituir o amianto do seu edifício por painéis solares.  (ver lista completa de projetos a votação).
Este ano, para validar cada voto é obrigatório indicar um código impresso em cartões específicos distribuídos com o “C”, publicação que a Câmara Municipal de Cascais edita mensalmente, mas também distribuído ao público em seis locais diferentes: unidade móvel que percorrerá todas as freguesias do concelho, CascaiShopping (onde estará patente uma exposição com os 40 projetos), Loja Cascais, Loja Cascais Jovem de Parede, Biblioteca S. Domingos de Rana e Jardim Visconde da Luz.

FAZER A DIFERENÇA
Carlos Carreiras
"Esta diversidade prova que os cidadãos de Cascais não só são esclarecidos, como estão determinados a fazer a diferença nas suas comunidades", diz Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, segundo o qual o OP Cascais tem sido um "exemplo para o mundo", não sem deixar de sublinhar que,  "no ano passado, tornámo-nos um dos mais votados da Europa". "Nova Iorque e Maputo vieram beber da nossa experiência e isso enche-nos de orgulho", concluí Carlos Carreiras . 
Em 2014, o OP de Cascais atingiu 41.005 votos, tornando-se no mais votado de sempre em Portugal e, em termos proporcionais, o mais votado de toda a União Europeia.
"Cascais é um dos modelos participativos mais progressistas e com mais sucesso a que já assisti. [Cascais] é um dos lugares mais importantes do mundo para o OP. Mostra que podemos realmente mudar a cultura de cidadania", assegura, por sua vez, Lex Paulson, um dos responsáveis pela campanha de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos e que, atualmente, dedica-se ao estudo dos OP no Mundo. 
Desde 2011, o Orçamento Participativo Cascais permitiu concretizar 26 obras em diferentes áreas, havendo 5 em curso e 13 em projeto.
 

SAIBA COMO VOTAR

 
VOTAR POR SMS GRATUITO PARA 4343
Envie um SMS gratuito para 4343 com o código do projeto escolhido, seguido do código de votação.
Ex: OP99 xpt321 ou NOP99 xpt321
 
VOTAR ONLINE EM WWW.CASCAISPARTICIPA.PT
Escolha o projeto, Clique VOTAR, insira o seu número de telemóvel e o código de votação
Receberá o código de validação por SMS que deverá inserir no campo respetivo para validar o seu voto
 
REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
Cada número de telemóvel só pode votar uma vez
O voto pode ser a favor [OP99] ou contra [NOP99] um projeto
Cada voto só é considerado se utilizar os códigos de projeto e de votação válidos
 
ONDE OBTER OS CÓDIGOS DE VOTAÇÃO?
Loja Cascais | 2ª a 6ª das 10h00 às 18h00
Loja Cascais Jovem Parede | 2ª a 6ª das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Quiosque OP – Jardim Visconde da Luz | 2ª a sábado, das 10h00 às 18h00
CascaiShopping | 2ª a domingo das 10h00 às 22h00
Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana | 2ª das 14h00 às 18h00, 3ª a 6ª feira das 10h0às 18h00 E Sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
UNIDADE MÓVEL consulte o itinerário em www.cascaisparticipa.pt
 
WHATSAPP CASCAIS | Para permitir aos munícipes acompanhar o dia-a-dia do OP2015, a Câmara Municipal de Cascais tem um novo serviço WhatsApp. Para aderir, basta aos munícipes enviar uma mensagem WhatsApp para 919 995 312 com a palavra “subscrever”. Para receber as mensagens difundidas pela autarquia, apenas visualizadas por cada utilizador, é fundamental que se grave o número na lista de contactos de cada um.

Sem comentários:

MAIS PROCURADAS

MULTIMÉDIA.SAÚDE

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."