Crime ambiental em ribeira de Tires


SEJA UM REPÓRTER CASCAIS24 E ENVIE-NOS A SUA NOTICIA, FOTOGRAFIA OU VÍDEO PARA: cascais24.cidadaoreporter@gmail.com

JOSÉ COELHO MARTINS (Texto e fotos)
16 setembro 2019 
A ribeira do Goilão em Tires, está a ser palco de despejos ilegais de esgotos.

A manilha de águas pluviais existente debaixo do pontão em frente ao pavilhão dos escuteiros encontra-se em permanência a deitar esgotos para a ribeira e assim se mantém.

Há dias, também no mesmo pontão, a manilha do lado sul deitava esgotos em profusão para a ribeira.

O caricato da situação é que se encontrava estacionada mesmo ao lado do pavilhão dos escuteiros uma carrinha grande de caixa fechada da Cascais Ambiente e ninguém desta empresa se dignou providenciar no sentido de alertar as autoridades (dá para acreditar?), pelo  que tive de ser eu a fazê-lo, como já o fiz inúmeras vezes em momentos anteriores. 

A GNR/SEPNA foi informada, bem como a Polícia Municipal, que se deslocou ao local pouco tempo depois. 


Passado cerca de mais 30 a 40  minutos chegou um piquete da Águas de Cascais, que desentupiu o colector de esgoto da Rua Principal e no seguimento dessa iniciativa, a manilha de águas pluviais do lado sul parou de correr.

Mas o do lado norte continua a debitar esgoto em quantidade muito apreciável.

Não sou especialista na matéria, mas custa-me entender que havendo dois circuitos distintos, um de águas pluviais e outro de residuais domésticas, possa ser possível que do último transitem líquidos para o primeiro. Admitindo que tal seja legalmente permitido, pois já nada me espanta nesta espécie de país e com esta espécie de gente, o que me parece ser óbvio e que entra pelos olhos de qualquer um é que se tem de colocar um ponto final num quadro de crime ambiental que dura há já vários anos neste local e que se tem tornado cada vez mais permanente.

Mais uma vez aqui, repito, que tanto condeno a inacção do executivo camarário, como a inacção da oposição desse executivo, sendo que até ao momento não tenho conhecimento de qualquer iniciativa de quem quer que seja no sentido de contribuir para uma solução definitiva deste crime ambiental.

Concluo, relembrando que em Cascais tudo começa nas pessoas!

E como é  bom viver no interior do concelho de Cascais!

E como me sinto feliz  por estar a pagar os vossos salários!




Imprimir

1 comentário:

Anónimo disse...

É por estes casos e outros que temos de acabar nas proximas eleições com os carreiristas politicos da praça ... votem no ambiente e na sustentabilidade do sistema ambiental .

+ populares

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."

MULTIMÉDIA.SAÚDE