Oficina do Desenho completa 16 anos ao serviço das artes em Cascais


Cultura
Por Redação
03 dezembro 2019
Fundada em dezembro de 2003, em Cascais, a Oficina do Desenho completa esta terça-feira 16 anos ao serviço das artes.

“Uma mão cheia deles como associação de artistas e escola de desenho, pintura e fotografia”, diz Marita Morena Ferreira, vice-presidente da Oficina, que tem a sua sede na rua António Andrade Júnior, no Bairro J. Pimenta, em Cascais.

“Deitando mão à minha experiência, é que ninguém entra naquele espaço e fica indiferente ao potencial criativo e de crescimento que ali se vive”, acrescenta Marita Ferreira que, entretanto, anuncia e convida todos quantos queiram participar para a próxima sexta-feira o encontro “Conversas Desenhadas”, no qual o tema da conversa são as artes plásticas no concelho.



Marita Moreno Ferreira, vice-presidente da Oficina do Desenho
“Conversas Desenhadas são encontros/conversas onde se mostra/expõem/partilha em convívio”, explica Marita Moreno Ferreira, segundo a qual “por cada encontro, como prática corrente, os participantes nas conversas desenham nas toalhas de papel o que lhes vai na alma”. O encontro é público e o acesso gratuito.

Também para o próximo dia 12, uma quinta-feira, a Oficina do Desenho tem agendada outro encontro, em que o convidado à conversa é o conhecido professor e historiador catedrático José d`Encarnação. 

“Toda a gente é bem-vinda e é em conjunto que se faz o caminho”, desafia Marita Moreno Ferreira. 

A Oficina do Desenho é uma Associação Cultural, sem fins lucrativos, fundada em Cascais em 2003 e cujo principal objetivo é congregar em seu redor todos aqueles que, amantes das artes, pretendam partilhar a promoção e a divulgação da aprendizagem, experimentação e prática das artes visuais e do desenho em particular.


Realiza na multidisciplinaridade atividades artísticas, através de oficinas práticas e teóricas, visando a descoberta vocacional de jovens e adolescentes, bem como de uma forma expedita propor aos mais velhos soluções para que estes ponham em prática os seus dotes criativos como forma de continuidade da vida ativa. 

Neste projeto, a Oficina do Desenho reúne artistas empenhados em divulgar os seus saberes e experiências, de modo corresponder às expectativas dos interessados em desafiar e pôr à prova as suas capacidades criativas. 

Desenvolve, ainda, atividades de estudo, investigação, produção e edição de obras de arte e, ainda, presta assistência artística/curadoria, além de que planeia e organiza exposições, colóquios e tertúlias, entre outras iniciativas. 

Como associação de artistas promove o intercâmbio entre desenhadores, pintores, escultores, artesãos, designers, arquitetos, fotógrafos, cineastas, associações culturais e artísticas, nacionais e internacionais.

Imprimir


Sem comentários:

NOTÍCIAS MAIS LIDAS nos últimos 7 dias