Baleia morta, Baleia queimada


                                                                              26 JANEIRO 2019

A 26 de Dezembro do ano passado Cascais foi surpreendida com um novo “facto científico” promovido pelo Director da Cascais Ambiente, João Cardoso de Melo. Que a gordura de baleia é mais prejudicial que a queima de pneus com gasolina dentro de um cetáceo.


Esta nova “evidência científica” foi vertida pelo Director da Cascais Ambiente aquando da queima de uma baleia bebé que deu à costa em São Pedro do Estoril. Esta queima, com pneus e gasolina, foi aprovada e realizada devido a alegadas dificuldades na remoção do corpo do cetáceo da costa. Consideremos que o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) sugeriu que o corpo fosse retirado da costa e arrastado para o mar para posterior decomposição. Em correlação, especialistas e biólogos, vieram a público afirmar que era exequível, havendo vontade política, de arrastar o corpo para o alto mar. Tecnicamente seria possível e ambientalmente muito mais responsável.


Mas tendo sido optado pela queima do cetáceo com pneus e gasolina falta saber onde reside a justificação científica para esta decisão. Não foram emitidas partículas tóxicas e disseminadas micropartículas plásticas com esta queima? Qual o seu impacto na costa e nos ecossistemas marinhos? Fica por saber.


Tendo em consideração estas omissões informativas e técnicas, presentes também no site da Câmara Municipal de Cascais e no site da Cascais Ambiente, o PAN questionou o Ministério do Ambiente se houve ou não conhecimento deste procedimento de queima, tal como a sua validação, por parte do ICNF. Qual a causa da morte do cetáceo, e que provas científicas validam a acção da Cascais Ambiente neste caso. Ficamos a aguardar por respostas concretas para que no futuro, caso outro caso destes aconteça, sejam tomadas outras decisões para o bem da ciência e do ambiente.








2 comentários:

Anónimo disse...

Sabedoria paroquial de um tecnico oficial de contas .

Anónimo disse...

Mentecaptos os que tomaram tal decisão!

MAIS PROCURADAS

MULTIMÉDIA.SAÚDE

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."