MULTIMÉDIA

Quem põe na ordem donos de caninos que defecam na via pública e NÃO LIMPAM?


SEJA UM REPÓRTER CASCAIS24 E ENVIE-NOS A SUA NOTICIA, FOTOGRAFIA OU VÍDEO PARA: cascais24.cidadaoreporter@gmail.com

JOSÉ COELHO MARTINS (Texto e fotos) 
15/10/2018

O cidadão português médio (e não só) não tem qualquer sentido cívico e, como tal, exige-se relativamente ao mesmo um tratamento dissuasor, coercivo e punitivo.


Em concreto, no jardim ao longo da avenida Conde de Riba de Ave, em Carcavelos, os cães têm muito mais presença do que as pessoas. Talvez por os cães terem invadido o espaço, as pessoas se retraiam, pois o cheiro a urina, fezes e as moscas e mosquitos inerentes abundam.


Ainda hoje, dava eu umas pedaladas num dos aparelhos de fitness aqui instalados ao ar livre (uma excelente iniciativa da edilidade) e observei um "educado" cidadão que trazia o seu cão pela trela (o que não é o mais frequente por aqui...). O animal (o cão, claro!) parou junto a uma das máquinas de fitness, cheirou, rodeou, alçou  a perna e toca a regar a máquina porque o calor já apertava, perante o olhar impávido e sereno do dono!


Um ex-putativo candidato às anteriores eleições autárquicas, aqui morador, embora proprietário de um quintal, costuma soltar o seu animal  de modo livre e o dito ali vai pelos passeios e  jardim dentro defecar e urinar. O dono, a ter sido eleito, teria dado, sem dúvida, um belo exemplar de autarca!


Quer a Polícia Municipal, por várias vezes, como também a Cascais Ambiente, já foram alertadas para este tipo de situações, para além de outras relacionadas, como a destruição de árvores e plantas aqui existentes.


Inércia total!


Já propus que se colocassem aqui placards com informação dissuasora e quantificação das multas envolvidas e que utilizassem uma ou outra câmara de vídeo... e que a Polícia Municipal circulasse por aqui com regularidade....nunca aqui vi ninguém!


Se os animais têm direitos (incluindo de dormir na cama dos donos?!...), em primeiro lugar terão de estar sempre os direitos das pessoas, pois são estas que pagam contribuições e impostos!


Inequívoco e indiscutível!


Assim, sugiro a V.Exa  que crie (reserve) aqui neste local um espaço próprio para os canídeos, circundado por uma rede, e que fora do mesmo os ditos só circulem no trajecto de e para casa. E que sejam os donos  a limpar e a manter o dito espaço (se não o fizerem arriscam-se  a sujar as botas!). Caso contrário quem não tem condições para ter animais em casa (ou quem as tem e prefere sujar o espaço público do que o seu próprio espaço), que os não tenha, mas a restante população não tem de sofrer os constrangimentos deste tipo de situações completamente anómalas e inqualificáveis.


Posso dizer-lhe que estive recentemente na Irlanda  e o que vi lá nos espaços públicos está muito em linha com o que aqui escrevo....e não se vê nada disto, nem uma beata de cigarro se vê no chão). E é nestes pequenos (enormes) pormenores que se distinguem os países...basta ver para onde vai o nosso...


Espero que V.Exa e/ou algum dos seus Vereadores responsáveis seja sensível ao que é óbvio e que ocorra ACÇÃO!




* A DENUNCIA de este cidadão de Cascais foi enviada, entretanto, ao presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, a toda a vereação, bem como à Assembleia Municipal, Polícia Municipal e Junta de Freguesia.

Imprimir

9 comentários:

Ana Freitas disse...

Já há muito tempo que deveria existir leis e consequências para este tipo de situação, bem como para os donos de cães que ladram insistentemente e incomodam a vizinhança de dia e de noite.... Mas parece que em Cascais nos últimos anos, é mais importante construir como se não houvesse amanhã... Podiam ao menos construir A pensar em quem ganha o ordenado mínimo mas não..... Enfim.... País cada vez mais miserável...

Anónimo disse...

É agarrar nos excrementos do animal e colocar dentro da caixa do correio do dono do animal. As vezes que forem necessárias até que ele perceba o constrangedor e nojento que é. Pode ser que nasça um civismo neste cidadão.

Ana Paula Horta disse...

É um mal nacional. Direitos há muitos mas deveres é que não. Isto mais parece um país de 3º Mundo.

Sirosca disse...

Compreendo a notícia mas isto não é nada comparado com o que se passa no meu bairro em Trajouce onde há anos que vagueiam pelas ruas um rebanho de ovelhas uma manada de vacas defecando na via pública nos passeios todos os dias.
A polícia municipal sabe o que se passa mas nada faz limitando se unicamente a vir enxutar os mesmos.
É uma vergonha nem nos países ditos de terceiro mundo acredito que haja igual.

Anónimo disse...

Moro na Praceta Marquês do Soveral,no Alto da Castelhana e por aqui sucede que a dita praceta é diariamente invadida por donos/donas “passeando” os amigos do homem para que defequem na já inexistente relva.Devo acrescentar que a autarquia colocou pequenos suportes com sacos para os ditos donos usarem qd apanham e se apanharem,os cocós dos seus animais. Poucos o fazem, devo dizer.
As crianças e ou adultos têm de estar atentos ou arrisacam-se a pisar os ditos excremento.
Este local é utilizado por moradores circundantes que aproveitam o passeio canídeo.
Pessoas selvagens e ignorantes.
Adoro animais mas não os tenho porque a minha casa não tem condições de habitabilidade para os animais fazerem o que necessitam.

Anónimo disse...

Com a mentalidade portuguesa não chegamos lá nunca, na Holanda não existe um presente desses no chão não existe lixo no chão nem sugidade, vai da mentalidade e educação no geral é pouco cumprimento das regras pois se realmente seguissem as regras apanharam os cocós do chão e se realmente a função pública exercece a sua função estariam a multar infractores e não a passear de carro

Anónimo disse...

Cscais tornou-se no concelho com menos qualidade de vida ,vivo aqui há mais de 60 anos ,e a degradação para quem cá vive é notoria ,nas praias já cheguei a ver mais câes do que pessoas , o paredão cheio de poças de chichi e cócó de cães ,para alem das bicicletas que deviam ser proibidas naquele loclal ,os tuneis de acesso o mesmo , enfim

makabrus2 disse...

Sr.cão,é favor limpar o seu cócó,se não conseguir peça ajuda ao animal do seu dono...

Guida disse...

NÃO CUSTA NADA ,LEVAR UM SAQUINHO NA MÃO ,E APANHAR A SUJEIRA DO CÃO,OU ENTÃO ,NÃO CRIE O ANIMAL...É ASSIM QUE EU FAÇO COM OS MEUS!SE A COISA ESTÁ FEIA, A CAMARA ESTABELEÇA UMA MULTA,NUM INSTANTE, AS PESSOAS SE EDUCAM!!!!!

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."

Abrigos precisam-se!

Quem põe na ordem donos de caninos?

Hospitalização domiciliária traz benefícios para o doente agudo

Hospitalização domiciliária traz benefícios para o doente agudo
Artigo de OPINIÃO Drª Francisca Delerue

Expulsemos as traquitanas