Moradias de Birre e Cobre recebem contentores para plástico e papel

ATUAL 

MORADORES recebem contentores

Por REDAÇÃO
16 abril 2021 | 18h15

Um projeto-piloto de recolha porta-a-porta de resíduos de plástico e papel vai abranger perto de 3 mil habitantes nos bairros de Birre e Cobre, na União de Freguesias de Cascais e Estoril, com a distribuição de dois contentores de 120L, um azul e outro amarelo, a cada habitação.


O projeto visa aumentar a taxa de reciclagem e promover a alteração dos hábitos diários da população destes bairros, que foram selecionados por corresponderem a zonas de baixa densidade populacional (habitação em moradias), habitualmente mais propensa ao sucesso deste modelo de recolha de resíduos, que pode vir a triplicar a capacidade de recolha seletiva.

Os resíduos serão recolhidos semanalmente, aos sábados, por trabalhadores da empresa municipal Cascais Ambiente. Os contentores têm de ser colocados na rua aos sábados de manhã. O projeto está a ser implementado a par com uma campanha de sensibilização junto dos habitantes. 

PROJETO piloto arrancou em Birre e no Cobre

Recorda-se que, atualmente, naquelas áreas existem 18 ecopontos distribuídos por vários locais da via pública, que recolhem 135 mil litros.

Especialistas acreditam que quando o projeto atingir a velocidade de cruzeiro, aquela área terá uma capacidade instalada de 523 320 litros.

Este projeto-piloto da Cascais Ambiente é cofinanciado pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e integra a estratégia do município de Cascais de disponibilizar soluções que promovam o aumento da reciclagem no concelho. 

CAMPANHA de sensibilização e mobilização junto dos residentes

“Vamos testar uma solução que nos parece ir ao encontro dos hábitos dos munícipes daquela área”, afirma a propósito, Luís Almeida Capão, presidente do concelho de administração da Cascais Ambiente.

“A dispersão das habitações parece ser favorável a respostas de proximidade e com esta solução porta-a-porta, vamos aumentar a mobilização das pessoas para a reciclagem”, precisa o responsável, segundo o qual “informar e, em simultâneo, disponibilizar equipamentos que permitam tornar a recolha seletiva mais fácil faz com que se verifique maior adesão”.



 

 


Sem comentários:

Publicação em destaque

BOMBEIROS de Parede salvam canídeo de poço. Veja o vídeo do resgate

CANÍDEO aguarda pelo socorro (Créditos: BVParede) RESGATADO COM SUCESSO . Um canídeo foi resgatado, esta quarta-feira, de manhã, pelos Bomb...

FOI NOTICIA

BLOGS