ATUAL
Cascais recebeu no ano passado 491.241 turistas e registou um total de 1.181.877 dormidas, de acordo com os dados recentes partilhados pelo Turismo de Cascais. O Reino Unido foi o mercado estrangeiro mais interessado em Cascais.
Salienta-se, em termo financeiros, o crescimento em 18,3% do preço médio por quarto ocupado, relativo ao período homólogo, agora nos 133,8€, o que representa um incremento de 21% face ao período pré-pandémico, em 2019. Também a receita por quarto disponível (RevPAR) apresentou um desempenho notável, atingindo um aumento de 18% comparativamente a 2019, considerado o melhor ano de sempre.
Em 2022, o Reino Unido foi o mercado estrangeiro mais interessado em Cascais, com um total de 125.028 dormidas, destituindo assim Espanha que, tradicionalmente, ocupava o lugar de principal mercado emissor de hóspedes estrangeiros.
Também no segmento de golfe, o turista britânico representou a maior fatia entre os golfistas estrangeiros, ficando os alemães na segunda posição. De salientar a progressiva qualificação do turista de golfe face aos anos anteriores. Em termos absolutos, registaram-se, em 2022, 215.805 voltas de golfe, o que corresponde a um crescimento de 21% relativamente a 2019.
Para a evolução positiva do turismo em Cascais terão contribuído não só o abrandamento das restrições à livre circulação, dentro e fora da União Europeia, bem como as iniciativas criadas pelo Turismo de Cascais com o objetivo de atrair mais visitantes.
As paisagens surpreendentes, a variada oferta cultural, a proximidade à capital, e a aposta na sustentabilidade e no nomadismo digital fazem da região um destino caracterizado pela diversidade concentrada, permitindo aos visitantes usufruírem de inúmeras experiências num curto raio de ação.
![]() |
FRANCISCO Corrêa de Barros, presidente do turismo de Cascais |
“O turismo foi, como sabemos, um dos setores mais afetados pela pandemia e encontra-se ainda em fase de recuperação. Estamos entusiasmados com o crescimento da atividade turística em Cascais, em 2022, e otimistas no que concerne a 2023, no entanto não podemos deixar de considerar que ainda vivemos um período de incerteza, provocado pela situação da guerra no leste da Europa e pela subida acentuada da inflação e das taxas de juro”, afirma Bernardo Corrêa de Barros, presidente da Associação Turismo de Cascais.
As perspetivas do Turismo de Cascais para 2023 são animadoras e seguem a linha de recuperação registada com a normalização da pandemia Covid19.
“O aumento do número de turistas e da ocupação que verificamos prova a capacidade do concelho em proporcionar uma experiência diferenciadora, segura e memorável a todos os que o visitam. Em 2023, com o intuito de liderarmos no que diz respeito à inovação, prevemos continuar a apostar na digitalização da oferta, mantendo-nos na vanguarda do que se designa hoje por Smart Tourism”, acrescenta Bernardo Corrêa de Barros.
O turismo de golfe é outra das apostas da região, tendo esta lançado uma plataforma única a nível mundial, Golf Passport by Cascais, que facilitará a reserva de pacotes de golfe ao melhor preço. Adicionalmente, apresentará, em 2023, o Cascais Virtual & Marketeplace, uma montra da região em realidade virtual.
Distinguido com diversos prémios em 2022*, de que são exemplo o Golfinho de Ouro no festival internacional de Cannes, o Prémio Internacional Destinos ART&TUR e o Best Travel Film 2022 no Portugal Indie Film Festival, que lhe conferem reconhecimento internacional, o Turismo de Cascais entra, assim, em 2023 com a certeza de estar no caminho certo para a consolidação do seu posicionamento como um dos destinos mais procurados em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário