JOVEM piloto de Cascais volta a mostrar talento no Campeonato de Espanha de Karting

DESPORTO


Por REDAÇÃO
26 abril 2022 | 18h07

O jovem piloto de Cascais Gustavo da Silva, de apenas 10 anos, perante 33 adversários rodou na 3.ª posição e ficou a 34 milésimos de segundo da volta mais rápida na Corrida 1 da prova inaugural do Campeonato de Espanha de Karting. Na Corrida 2, o piloto de Cascais voltou a mostrar o seu talento.

As expetativas quanto a uma boa performance de Gustavo da Silva na jornada inaugural do Campeonato de Espanha de Karting (CEK) da categoria Mini, disputada no exigente Circuito de Motorland, em Aragón, eram bem positivas, dado que há cerca de duas semanas, na primeira prova do Iame Euro Series – Europeu da especialidade –, que decorreu no Circuito Internacional de Zuera, em Espanha, o jovem piloto de 10 anos esteve na luta pelo top-5 até à bandeira xadrez, garantindo, contudo, uma meritória 11.ª posição entre 49 concorrentes, na sua maioria bem mais experientes em competições internacionais e mais velhos, com 12 anos de idade. 

E, de facto, as expetativas cumpriram-se. Gustavo da Silva, depois de ser o 11.º mais rápido nos treinos cronometrados entre os 34 participantes, foi 5.º classificado após as mangas de qualificação, nas quais somou um 10.º lugar e depois um 7.º. Na Corrida 1, o jovem piloto português arrancou da 5.ª posição e chegou a rodar no 3.º lugar, acabando, contudo, por ver a bandeira xadrez na 10.ª posição, com a terceira volta mais rápida, ficando a escassos 34 milésimos de segundo da melhor volta. Todavia, uma penalização de cinco segundos, apenas por ter o spoiler dianteiro danificado, fez com que fosse relegado para o 21.º lugar. Sem baixar os braços, na Corrida 2, o jovem Gustavo da Silva voltou a mostrar a sua rapidez, dado que apesar de arrancar da 21.ª posição, conseguiu recuperar sete lugares e garantir o 14.º posto, somando pontos importantes para as contas do campeonato, no qual é atualmente o 15.º classificado entre 34 concorrentes. 

“Foi a primeira vez que corri no Circuito de Motorland. Não conhecia a pista, mas gostei bastante. Em termos de resultados poderia ser melhor, pois na Corrida 1 rodei na 3.ª posição, mas depois cometi um pequeno erro e fui ultrapassado por ‘um comboio’ de pilotos. Nestas corridas, com tantos e bons adversários, basta um pequeno erro para perdermos bastantes posições. Na Corrida 2, também fiquei satisfeito com a minha prestação, pois apesar de largar da 21.ª posição, fiz várias ultrapassagens e acabei por terminar no 14.º lugar. Foi um fim semana positivo, pois o meu objetivo esta época é correr com muitos adversários para poder ganhar mais experiência e evoluir mais. A segunda prova será no traçado de Valência”, afirmou o jovem Gustavo da Silva.

“Agradeço o apoio da minha família, dos meus patrocinadores, assim como à minha equipa EKO/Birel ART Portugal, ao meu mecânico Paulo Martins (PTM), ao Ricardo Borges, ao meu colega de equipa Santiago Ribeiro e ao seu mecânico Márcio e a todos que sempre me apoiam”, concluiu Gustavo da Silva, que entre os próximos dias 5 e 8 de maio, vai disputar a segunda prova do Iame Euro Series – Europeu da especialidade –, em Mariembourg, na Bélgica.




1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns jovem Piloto
Força,É assim com garra e vontade de vencer
e mostrar aos colegas de competição que estás ali para ganhar.

Publicação em destaque

DIAP de Sintra manda PJ fazer buscas à Câmara de Cascais 5 anos depois de denúncias de vereadores da oposição

Inspetores da Unidade Contra a Corrupção da PJ fizeram buscas, esta quarta-feira, de manhã, nos Paços do Concelho de Cascais e nas instalaçõ...

FOI NOTICIA

BLOGS