OPINIÃO

VOZ DO BRASIL

IDOSA 70 anos liderava gangue familiar que (também) atuava em Cascais

SEGURANÇA

CLÃ familiar de carteiristas oriundos da América do Sul foi desmantelado pelos agentes da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP de Lisboa

Por REDAÇÃO
17 dezembro 2021 | 16h55

Era a partir da região de Palmela que uma idosa, 70 anos, liderava um gangue de carteiristas, formado pelas filhas, filhos e netas, todos oriundos da América do Sul, que centrava a sua atuação desde finais do ano passado em supermercados, centros comerciais e lojas tradicionais um pouco por todo o País, mas com particular incidência em Cascais, Amadora, Loures, Seixal, Barreiro e Montijo.

“Navidad” foi o nome dado à operação, desencadeada por agentes da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP de Lisboa, na sequência de um inquérito dirigido pela 2ª Secção do DIAP de Amadora, que culminou agora no desmantelamento de esta “célula” de carteiristas internacionais.

Ao longo do último ano, os investigadores criminais reuniram informação que permite indiciar o bando em 30 furtos de carteiras e 13 burlas informáticas (levantamentos de dinheiro e pagamentos com os cartões furtados) sendo que, com estes furtos e burlas causaram um prejuízo total às vítimas de cerca de 21.500 euros.

A operação “Navidad” culminou na detenção de cinco alegados membros do gangue, incluindo a presumível líder, com idades entre os 70 e os 30 anos.

Submetidos a primeiro interrogatório judicial, quatro suspeitos viram confirmada a prisão preventiva pelo juiz de Instrução Criminal da Amadora e uma outra ficou sujeita a apresentações periódicas às autoridades

Com esta ofensiva a PSP acredita ter desmantelado uma “rede familiar e criminosa que operava em bando e de forma ativa em todo o território nacional”, havendo, ainda, registos de atuação entre Coimbra e Tavira, passando por Leiria, Abrantes, Caldas da Rainha, Alcobaça, Faro e Ilhas.



 

 


Sem comentários:

Publicação em destaque

AGENTES da PSP de Cascais salvam empresário inglês em paragem cardiorrespiratória

EXCLUSIVO |  Agentes da 50ª Esquadra da PSP (Cascais) salvaram um empresário inglês, que esta quinta-feira, de madrugada, tinha entrado em ...

FOI NOTICIA

BLOGS