Educação

16,1 MILHÕES INVESTIDOS EM ESCOLAS EM QUATRO ANOS


Inauguração do novo espaço de recreio da Escola António Torrado

Nos últimos quatro anos, a Câmara Municipal de Cascais investiu mais de 16, 1 milhões de euros na construção de novas escolas ou na requalificação das existentes.
Para além da construção de novas escolas e requalificação de outras do concelho, foram criadas novas salas de jardim de Infância em Trajouce, Murches, Amoreira [Fernando Jose dos Santos]; Torre [Branquinho da Fonseca], Manique, Cascais e Carcavelos, aumentando em 45% a oferta pública na rede pré-escolar, dando resposta às famílias que inscreveram os seus filhos na rede pública. 
 
Já para o atual ano letivo, o município prevê investir 3,6 milhões de euros na construção ou recuperação de escolas, anunciou Carlos Carreiras na inauguração do novo espaço de recreio da Escola António Torrado, em Tires, um projeto do Orçamento Participativo 2013 proposto pelos próprios alunos.

“Este é o melhor arranque de ano letivo de sempre”, defendeu o autarca na inauguração da nova área de recreio, orçada em 100 mil euros e proposta pelos próprios alunos,  então na quarta classe,  que lutaram e ganharam o direito a melhorar as instalações da sua escola.
 
Um "vulcão" na nova área de recreio
Com “um vulcão” onde as crianças podem brincar, uma casa de madeira, uma rede de proteção para tornar mais seguro o espaço de jogos e ainda um espaço de sombra/abrigo, o recreio da Escola Básica António Torrado, integrado no Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, convida às brincadeiras dos mais pequenos.
 
“Antes era perigoso brincar aqui. Agora está muito giro e só espero que cuidem bem dele”, declara Pedro Xavier, 11 anos, grande dinamizador da inscrição do projeto no Orçamento Participativo de 2013. Pedro avançou entretanto nos estudos, mas fez questão de estar presente na inauguração do espaço de que todos os alunos podem usufruir.
 
Marcando o arranque do Ano Letivo 2015/2016 em Cascais, esta obra junta-se a muitas outras entretanto realizadas ou em curso. “Investimos 3,6 milhões de euros na melhoria das nossas escolas em todo o concelho, sendo que quase 75% dessa verba (2,5 milhões de euros) foi destinada a obras nas escolas de São Domingos de Rana: Caparide, Trajouce, São Domingos de Rana 1, António Torrado, Padre Agostinho da Silva e Matilde Rosa Araújo”, revelou Carlos Carreiras.
 
*Cascais24
 

Sem comentários:

MAIS PROCURADAS

MULTIMÉDIA.SAÚDE

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."