Dois jovens Bombeiros reforçam como Adjuntos Comando de Alcabideche

SEGURANÇA

ADJUNTOS de Comando José Carlos Pereira e André Jerónimo


28 novembro 2020

Os Bombeiros de Alcabideche contam, desde esta sexta-feira, com dois novos Adjuntos de Comando: André Miguel Jerónimo, 30 anos, e José Carlos Teixeira Pereira, 29 anos. 

Ambos concluíram com sucesso o Curso de Quadros de Comando, ministrado pela Escola Nacional de Bombeiros e juntam-se à atual equipa composta pelo também Adjunto Miguel Jerónimo, 2º Comandante José Costa e Comandante José Palha Gomes. 


André Jerónimo ingressou há 16 anos nos Bombeiros de Alcabideche. Tinha apenas 14 anos.  


É filho e neto de “Soldados da Paz”. 


O avô, António Jerónimo, por exemplo, foi um dos chefes que, em finais da década de 80, lutou pela reposição de Justiça nos Bombeiros de Alcabideche, numa fase crítica e bastante conturbada que a corporação atravessava e em que as sirenes chegaram a tocar a rebate. 


André Jerónimo, o agora empossado Adjunto de Comando, foi um dos dois heróis dos Bombeiros de Alcabideche que, a 27 de junho de 2015, juntamente com o colega Florival Dias, salvou três banhistas em perigo na praia do Abano.  


André tinha, então, 24 anos. 


 

VÍDEO. Bombeiros de Alcabideche heróis na praia do Abano

 

Também José Carlos Pereira ingressou aos 15 anos nos Bombeiros de Alcabideche. Tem um percurso de sucesso no socorro de vidas e haveres. 


É, igualmente, filho de um chefe dos Bombeiros de Alcabideche. 


“A entrada destes novos elementos surge pela busca de eficiência na gestão de recursos humanos, dos meios e dos equipamentos ao dispor do Corpo de Bombeiros, identificada com a necessidade de permanência de um elemento da estrutura de comando, com vínculo profissional”, referem os Bombeiros de Alcabideche numa nota publicada no seu site oficial. 


A cerimónia que deu posse aos dois novos Adjuntos, que completam o quadro de Comando dos Bombeiros de Alcabideche, decorreu à porta fechada e sem espaço para convívios sociais, e foi aproveitada para promover outros 13 Bombeiros aos postos imediatos. 

PROMOVIDOS. Treze "Soldados da Paz" foram alvo de progressão na carreira
Tomás Frade; Miguel Felício; Diogo Cepeda; Mariana Correia; Rúben Rodrigues; Carla Santos; Nuno Santos e Vítor Rosa foram promovidos a Bombeiro de 2ª Classe, Nuno Duarte e Pedro a Bombeiro de 1ª Classe e António Calinas; Cláudia Batista e Bruno Silva a Subchefe. 

Na sua área de intervenção, o Corpo de Bombeiros de Alcabideche tem a responsabilidade direta por uma área de 39,7 Km2  e cerca de 53 mil habitantes. 


Para além de uma importante mancha florestal, integrada no Parque Natural Sintra e Cascais, este Corpo de Bombeiros tem à sua responsabilidade o socorro em alguns dos principais eixos rodoviários do concelho de Cascais, bem como em largas dezenas de estruturas comerciais e industriais. 


A sua ação regista uma média anual de 30 000 serviços, nas áreas do combate a incêndios, emergência pré-hospitalar, transporte de doentes e outros na área de proteção e socorro.  


Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Alcabideche conta com um corpo ativo de 105 operacionais, 41 dos quais profissionais.


 

Sem comentários:

Publicação em destaque

NATAL chegou à Grande Lisboa

A época mais mágica do ano chegou a Lisboa. Os dias mais frios e mais curtos, as luzes pelas ruas das cidades, os mercadinhos, o cheiro a ch...

FOI NOTICIA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA