DICA DO FARMACÊUTICO. Pele seca no Inverno

SAÚDE

21 novembro 2021 | 16h08
A pele é vital para a nossa saúde e bem-estar. Sendo a primeira linha de defesa do nosso corpo contra as bactérias e fungos, uma pele saudável mantém o equilíbrio dos fluidos e ajuda a regular a temperatura corporal. Sendo o nosso maior e mais visível órgão, cobre cerca de 2m2 e perfaz quase um sexto do nosso peso, o estado da pele tem um impacto significativo na nossa saúde.

Os contrastes de humidade e temperatura ambiental típicos do Inverno podem danificar a nossa pele, dado que ela actua como uma barreira de protecção face a qualquer mudança de ambiente. Também o vento pode prejudicar a pele, sobretudo quando somado à deterioração produzida pelo frio. O terceiro "inimigo" da pele, durante esta época, são os ambientes interiores excessivamente aquecidos, com reduzida humidade, os quais produzem secura e desidratação. Além disso, nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo a camada lipídica que retém a humidade da pele. 

A pele seca e desnutrida caracteriza-se por apresentar:

·aspecto desidratado, baço e áspero; ·vermelhidão;

·descamação; ·presença de rugas finas;

·fissuras (gretas)

Estes sintomas podem manifestar-se em qualquer parte do corpo, contudo no inverno são mais comuns no rosto, mãos e lábios (zonas mais expostas à diferença temperaturas).

Em certos casos, a secura extrema pode abrir caminho a complicações como eczema (inflamação da pele) e foliculite (inflamação dos folículos capilares).

Então, o que posso fazer para hidratar a pele?

Estudos científicos apresentados pela SPDV, demonstram que o oxigénio tem um papel-chave na manutenção da hidratação, visto que este estimula a síntese de factores de hidratação naturais, nas células que constituem a pele.

Outro componente muito importante é o Ácido Hialurónico, que é uma molécula com a capacidade de atrair e reter até 1000 vezes o seu próprio peso em água. Tem propriedades calmantes, hidratantes e antioxidantes que são ótimas para todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis.

Devido a factores externos agressivos e ao envelhecimento da pele, estes dois componentes essenciais perdem-se com o tempo, sendo fundamental a sua reposição através do uso de produtos cosméticos adequados.

*Sou Farmacêutico e por isso dedico parte do meu tempo e saber na elaboração de conteúdos informativos para a comunidade, desenvolvendo temas a nível saúde e bem-estar. Pode consultar estes e outros conteúdos na página: https://www.facebook.com/FranciscoASRApolinario

OUTRAS DICAS

+Reforce as suas defesas de forma natural!

+Prebióticos

+Desempenho mental

+ARANDO Vermelho, o aliado das vias urinárias



 

Sem comentários:

Publicação em destaque

HOMEM morre durante caminhada junto à praia da Duquesa

  SAIBA mais

FOI NOTICIA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA