Dois dos 17 comissários portugueses de pista nas 24h de Le Mans são de Cascais

Desporto

Por Redação
07/06/2018

São dezassete, e dois oriundos do concelho de Cascais, os Comissários oficiais de pista portugueses que participam este ano nas 24 Horas de Le Mans- a maior prova automobilística de endurance do Mundo que, nos próximos dias 16 e 17, tem lugar no Circuito de la Sarthe, em França.

Segundo Cascais24 apurou, é o regresso dos Comissários portugueses, 25 anos depois da sua última presença nesta prova mundial de resistência, que é disputada anualmente desde 1923.

A equipa de Comissários, formada por 15 homens e duas mulheres, embarca para Le Mans no Aeroporto Humberto Delgado na próxima terça-feira, de madrugada, e tem o regresso para Lisboa previsto para dia 18, à noite.

Os 17 comissários oficiais de pista são todos licenciados pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e foram acreditados depois de inscritos no Automobile Club de l`Ouest (ACO), em França, que organiza esta 86ª. Corrida.

Bruno Cabral, de Alcabideche, e Ricardo Guerra, de Carcavelos, são os dois Comissários oficiais de pista oriundos do concelho de Cascais, que vão estar em Le Mans.

Os restantes comissários são: Alda Vitorino (Seixal); Armando Nascimento (Azeitão); Fidelio Rio Maior (Sintra); Heloisa Diogo (Quarteira); João Oliveira (Cacém); José Santos (Amadora); Luis Santos (Sintra); Luis Silva (Braga); Nuno Azevedo (Loures);

Nuno Catarino (Seixal); Pedro Silva (Sintra); Ricardo Martins (Castelo Branco); Ricardo Peres (Almada); Ricardo Santos (Vila Franca de Xira) e  Tiago Rio Maior (Sintra).

Apesar de quase sempre ignorados, os comissários de pista são, em regra, os primeiros a chegar e os últimos a sair do circuito e têm por missão a conservação do sector da pista que lhes é confiado, a segurança dos pilotos, quer por sinalização através de bandeiras (ou semáforos), pela intervenção para remover um veículo acidentado; como socorrer um piloto em apuros. Por vezes, a sua função é ingrata, quando têm que intervir com relatórios sobre alguma manobra "menos" desportiva e com direito a penalizações.

As 24 Horas de Le Mans é uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo e a principal prova do Campeonato Mundial de Endurance da FIA. É considerada como a maior corrida do planeta.


Imprimir

Sem comentários:

Publicação em destaque

TRIPULANTE russo de navio mercante resgatado depois de queda a bordo

Um cidadão de nacionalidade russa, 55 anos, tripulante de um navio mercante de pavilhão de Antígua e Barbuda, foi resgatado esta segunda-fei...

FOI NOTICIA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA