Autódromo revive os bons velhos tempos

Desporto




Mais de centena e meia os automóveis de competição históricos, de categorias tão diversas como os carros de Turismo ou Grande Turismo e Fórmula Júnior, avaliados em mais de 40 milhões de euros, e representando mais de 20 nacionalidades diferentes, participam este sábado e domingo na primeira edição do Estoril Classic que, 20 anos depois do último Grande Prémio de Portugal e Fórmula 1, regressa ao Autódromo do Estoril, que comemora 45 anos de existência.


A iniciativa é organizada pela Race Ready, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, e é encarada como “uma oportunidade para reviver uma enorme experiência. Haverá quatro corridas de F1 históricos, duas dedicadas aos F1 dos períodos pré-1966 (HGPCA Formula 1) e duas aos F1 de que correram entre 1966 e 1985 (FIA MASTERS HISTORIC F1)”.


Porém, as atividades em pista não se confinam apenas aos Fórmula 1, existindo, entre as seis diferentes corridas do programa, uma que permite aos pilotos nacionais participarem com os seus carros na primeira edição do Estoril Classic.
O finlandês Markku Alen é o convidado de honra


Markku Alén é o convidado de honra da organização e realizará a sua prova num Fiat 131 Abarth, modelo semelhante ao que utilizou quando venceu as edições de 1977, 1978 e 1981 do Rali de Portugal. O piloto iniciou a sua carreira em 1973 e venceu 19 provas do Campeonato do Mundo FIA de Ralis, o último dos quais o RAC, em 1989, aos comandos de um Lancia Delta Integrale. Ao lendário finlandês irão juntar-se vários pilotos portugueses convidados pela organização, permitindo ao público recordar momentos únicos na história do automobilismo nacional.


Este sábado, a ação divide-se entre os treinos de qualificação e quatro corridas, enquanto que no domingo serão seis as corridas a que o público poderá assistir.


Os 70 Anos da Ferrari, a marca mais afamada da Fórmula 1, também serão devidamente assinalados, com concentração de vários modelos da marca no paddock.


Junto ao paddock vai ser possível, ainda, ver de perto alguns dos mais interessantes e bem preservados modelos clássicos da Alfa Romeo, Porsche, BMW e Lotus, entre outros, que irão também desfilar na pista.


Com diversas atracções durante todo o fim-de-semana, o Estoril Classic é também o evento ideal para mostrar às crianças que o desporto pode ser praticado com respeito e admiração pelos adversários. Uma roda gigante montada no paddock, junto da zona comercial e dos especialistas em Street Food, irá assegurar uma experiência única a miúdos e graúdos. 


O regresso da Fórmula 1 ao Estoril não recupera os valores exorbitantes dos bilhetes. O acesso à bancada principal é livre. Os bilhetes do paddock começam nos 10 euros de sábado, custam 15 euros no domingo e apenas 20 euros para os dois dias. E as crianças até 16 anos não pagam.

Sem comentários:

Publicação em destaque

BOMBEIROS de Parede salvam canídeo de poço. Veja o vídeo do resgate

CANÍDEO aguarda pelo socorro (Créditos: BVParede) RESGATADO COM SUCESSO . Um canídeo foi resgatado, esta quarta-feira, de manhã, pelos Bomb...

FOI NOTICIA

BLOGS