MULTIMÉDIA

17 “magníficos” comissários lusos a postos para as 24h de Le Mans

Desporto

Enviado especial+Redação
13/06/2018

A boa disposição, a camaradagem e um enorme sentido de responsabilidade, são os três “itens” que estão a nortear os 17 Comissários oficiais de pista portugueses, dois deles oriundos do concelho de Cascais, que chegaram esta terça-feira a Le Mans, onde começa a estar tudo a postos para a maior prova automobilística de endurance do Mundo, que tem lugar no próximo sábado e domingo no Circuito de la Sarthe, em França.

Recorda-se que este é o regresso dos Comissários portugueses, 25 anos depois da sua última presença nesta prova mundial de resistência, que é disputada desde 1923.
Ricardo Santos, um dos 17 Comissários lusos

“É um enorme orgulho estar aqui, em Le Mans e um privilégio fazer parte de uma equipa fantástica de Comissários portugueses, que vai dar tudo por tudo para que esta presença lusa, ao fim de 25 anos, volte a representar um marco histórico nesta que é classificada como a maior corrida do planeta”, disse, a Cascais24, Ricardo Silva, um dos Comissários, que é oriundo de Vila Franca de Xira, mas também com raízes familiares no concelho de Cascais.

Formada por 15 homens e duas mulheres, esta equipa de Comissários embarcou para Le Mans esta terça-feira, de madrugada, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Os 17 comissários oficiais de pista lusos, que são todos licenciados pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e foram acreditados depois de inscritos no Automobile Club de l`Ouest (ACO), em França.



Os 17 "magníficos" momentos antes da partida no Aeroporto Humberto Delgado
Bruno Cabral, de Alcabideche, e Ricardo Guerra, de Carcavelos, são os dois Comissários oficiais de pista oriundos do concelho de Cascais, que integram esta equipa portuguesa.

Os restantes comissários são: Alda Vitorino (Seixal); Armando Nascimento (Azeitão); Fidelio Rio Maior (Sintra); Heloisa Diogo (Quarteira); João Oliveira (Cacém); José Santos (Amadora); Luis Santos (Sintra); Luis Silva (Braga); Nuno Azevedo (Loures); Nuno Catarino (Seixal); Pedro Silva (Sintra); Ricardo Martins (Castelo Branco); Ricardo Peres (Almada); Ricardo Santos (Vila Franca de Xira) e  Tiago Rio Maior (Sintra).

Em regra, os Comissários de pista são os primeiros a chegar e os últimos a sair do circuito e têm por missão a conservação do sector da pista que lhes é confiado, a segurança dos pilotos, quer por sinalização através de bandeiras (ou semáforos), pela intervenção para remover um veículo acidentado; como socorrer um piloto em apuros. Por vezes, a sua função é ingrata, quando têm que intervir com relatórios sobre alguma manobra "menos" desportiva e com direito a penalizações.

As 24 Horas de Le Mans é uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo e a principal prova do Campeonato Mundial de Endurance da FIA. 








Sem comentários:

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."

Abrigos precisam-se!

Quem põe na ordem donos de caninos?

Hospitalização domiciliária traz benefícios para o doente agudo

Hospitalização domiciliária traz benefícios para o doente agudo
Artigo de OPINIÃO Drª Francisca Delerue

Expulsemos as traquitanas