Ironman com segurança reforçada

Desporto




O Ironman 70.3, uma das 22 provas do circuito mundial a disputar na Europa, tem lugar este domingo, em Cascais, com segurança reforçada, apesar do grau de ameaça terrorista em Portugal não ter sido alterado, prevalecendo, no entanto, uma diretiva do Diretor Nacional da PSP, Luís Farinha, o qual, na sequência de uma reunião da Unidade de Controlo Antiterrorista do Sistema de Segurança Interna apelou aos Comandos a necessidade de reforçar as medidas de prevenção em grandes eventos contra eventuais ataques terroristas, as quais passam por dotar os patrulheiros de armamento e coletes de proteção.

Uma fonte policial, contatada por Cascais24, confirmou que o Ironman 70.3 faz parte de um evento de alto risco, quer pelo elevado número de atletas participantes, quer pelas 66 nacionalidades representadas e, ainda, pelos milhares de espetadores. Outra fonte, por sua vez, lembrou o atentado na Maratona de Boston, em 2013, em que “duas bombas explodiram à distância de cerca de 170 metros uma da outra, matando três pessoas e ferindo outras 144”.

O Ironman 70.3 conta com 2.200 atletas em competição e compreende 1.900 metros de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. Entre os atletas vão estar os olímpicos portugueses Bruno País e Vanessa Fernandes.

Ao longo dos percursos e nas metas vão estar dezenas de efetivos da PSP, GNR, Polícias Marítima e Municipal, elementos da segurança privada, desta feita da empresa LB Segurança, que tem sede no concelho de Cascais, além de guarnições de corpos de bombeiros do concelho.

Em conferência de Imprensa foi, entretanto, destacada a importância do evento para Cascais, o qual terá um impacto direto na economia local a todos os níveis. “Dos 2500 atletas, se multiplicarmos por dois acompanhantes por atleta, numa presença de quatro a cinco dias em Cascais pode superar este ano os 6 milhões de euros para o concelho”, avançou Jorge Pereira, diretor geral do Ironman em Portugal.

Por sua vez, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, reafirmou que “em Cascais sabemos receber e gostamos de o fazer”. “Estão presentes atletas de 66 nacionalidades diferentes, ou seja temos todos os continentes representados. Cascais será falado nesses países, em alguns até pela primeira vez, um impacto muito positivo para o nosso concelho”, afirmou o autarca.

A estreia do primeiro Ironman em Portugal está marcada para este domingo, na Baía de Cascais, com a prova de natação masculina a arrancar às 07h12, seguida da feminina, às 07h15, ficando a área de transição na Marina.

Já no ciclismo, os atletas vão percorrer a Marginal, entram no autódromo do Estoril, em Alcabideche, e passam pelo cenário do Parque Natural, regressando a Cascais pela estrada do Guincho.

Na corrida o percurso, depois da saída da Marina, segue ao longo do Paredão, passando pelo casario histórico com palácios e fortalezas de outros tempos, até São Pedro do Estoril, sempre pelo litoral



Saiba onde vai estar o trânsito cortado



Cascais – Marina de Cascais – Baía | 5h30 às 16h30
- Avenida Rei Humberto II de Itália
- Passeio Dom Luis I
- Avenida Dom Carlos I
- Alameda Combatentes da Grande Guerra
- Praça Doutor Francisco Sá Carneiro

Avenida Marginal | 6h30 às 13h30
- Cascais até Carcavelos 

Estoril | 7h45 às 11h30
- Avenida Bombeiros Voluntários
- Avenida República
 
Alcabideche | 8h00 às 12h00
- Avenida Alcabideche
- Rua Cascais
- Rua Cesaltina Fialho Gouveia
- Estrada Nacional 9, Atrozela 

Circuito do Estoril | 8h10 às 12h00 
- Circuito Estoril
- Rua Terceira Idade
- Estrada Nacional 9, até ao limite do concelho

Penha Longa – Janes | 8h15 às 12h15
- Estrada da Serra
- N247-5

Malveira da Serra – Biscaia | 8h30 às 12h30
- N247-5
- Avenida Nossa Senhora da Assunção
- N247

Acesso ao Guincho – Boca do Inferno – Marina de Cascais | 8h45 às 13h00
- N247
- Avenida República
- Avenida Rei Humberto II de Itália




Sem comentários:

Publicação em destaque

FUNCIONÁRIA do Modelo Continente de Tires salva cliente de 81 anos em paragem cardiorrespiratória

HEROÍNA .  Ao aplicar os seus conhecimentos de suporte básico de vida, com a ajuda de um desfibrilhador, até à chegada dos Bombeiros de Pare...

FOI NOTICIA

BLOGS