DICA DO FARMACÊUTICO. Desempenho mental

SAÚDE

15 agosto 2021 | 16h12

Para iniciar este tema, peço-lhe que faça um exercício diferente. Relaxe e reflicta sobre as seguintes questões: Como se sente física e mentalmente após um dia de trabalho? Numa escala de 0 a 10, quanto se sente feliz, realizado e motivado com a sua vida e com as atividades que realiza? O quanto os problemas e situações desagradáveis têm afectado a sua vida emocionalmente? 

É importante lembrar que o nosso cérebro trabalha tanto quanto o nosso corpo e, por isso, também precisa de descanso diário e relaxamento, para evitar que a nossa saúde e, principalmente, as nossas emoções, fiquem prejudicadas.

O cansaço mental caracteriza-se por: insónias, nervosismo, desânimo, angústia sem motivo, ansiedade, fobias, dificuldades de memória, perda de apetite, entre outros factores.

O que posso fazer para proteger o cérebro?

De modo a contribuir para a manutenção de uma normal função cerebral, potenciando um melhor desempenho mental e protecção da memória, é importante tomar um suplemento alimentar nutritivo feito à base de vitaminas, agentes antioxidantes, ácidos gordos e fosfolípidos, que ofereça um conjunto de nutrientes essenciais para o cérebro, melhore o desempenho cerebral, a capacidade de aprendizagem, a memória e a concentração.

Qual a melhor composição?

Fundamentalmente actuar em 3 aspectos:

·Desempenho mental - o ferro, o zinco e o iodo contribuem para uma normal função cognitiva e o ácido pantoténico contribui para um desempenho mental normal;

·Sistema nervoso - a vitamina B6, a riboflavina (vitamina B2), a niacina (Vitamina B3) e a vitamina C contribuem para o normal funcionamento do sistema nervoso;

·Função psicológica - as vitamina B12, B6, tiamina (vitamina B1), o áido fólico e o magnésio contribuem para uma normal função psicológica.

Dentro da composição deverão destacar-se alguns componentes-chave como:

·Ginkgo biloba - são vários os estudos que demonstram que o Ginkgo exerce um efeito significativo na memória e na capacidade de aprendizagem, por melhorar a circulação sanguínea no cérebro e, consequentemente, o aporte de oxigénio e nutrientes

·Fosfatidilserina e a fosfatidilcolina - asseguram a integridade estrutural das membranas neuroniais, contribuindo para o bom funcionamento dos neurónios

·5-HTP - O 5-HTP é um neurotransmissor que ajuda a normalizar a actividade da serotonina no corpo. Devido à acção que tem sobre os níveis de serotonina, ajuda no tratamento da depressão e para além de melhorar o humor, funciona também como calmante.

Contudo, em alguns anti-depressivos (como inibidores da recaptação de seretonina), esta substância está desaconselhada.

·Os agentes antioxidantes, como a co-enzima Q10, as vitaminas C e E, os carotenóides e o zinco, protegem dos radicais livres (stress, tabaco, álcool).

·As vitaminas do complexo B atuam na síntese de neurotransmissores e contribuem para o normal funcionamento do sistema nervoso.

·A glutamina é um percursor do glutamato, principal neurotransmissor excitatório do sistema nervoso central.

·Os ácidos gordos ómega-3 são importantes para a saúde cerebral e visual.

Não sofra mais, não deixe que o cansaço se apodere de si e prejudique a sua vida!

Proteja-se e tenha uma vida melhor!

*Sou Farmacêutico e por isso dedico parte do meu tempo e saber na elaboração de conteúdos informativos para a comunidade, desenvolvendo temas a nível saúde e bem-estar. Pode consultar estes e outros conteúdos na página: https://www.facebook.com/FranciscoASRApolinario

OUTRAS DICAS

+ARANDO Vermelho, o aliado das vias urinárias




 

 

 


Sem comentários:

Publicação em destaque

TRÊS idosas feridas no despiste com capotamento de ligeiro no Monte Estoril

  SAIBA mais

FOI NOTICIA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA