ATUAL
Chama-se Cozinha Comunitária de São Domingos de Rana, constitui uma resposta social fundamental para muitas famílias residentes na freguesia que atravessam momentos difíceis e necessitam de apoio alimentar e às quais fornece diariamente 340 refeições.
Este projeto, que só desde março último permitiu a confeção de 35 mil refeições, foi desenvolvido pela Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, que conta como principal parceiro com o Núcleo de Cascais do CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo.
No entanto, devido ao Covid19 e ao número crescente dos pedidos de ajuda, a Cozinha Comunitária viu-se forçada adaptar-se às necessidades existentes no território.
"O equipamento deixou de prestar apoio apenas pessoas em situação de sem-abrigo, estendendo o mesmo a casos de vulnerabilidade social e carência económica", anuncia a Junta de Freguesia em comunicado divulgado esta quarta-feira.
"Apesar das dificuldades, a autarquia local e o CASA teimam em não baixar os braços, fazendo os possíveis para assegurar bens alimentares e os voluntários necessários ao bom funcionamento do equipamento, que tem feito a diferença na vida de quem tanto precisa", refere a Junta de São Domingos de Rana, segundo a qual "a comunidade tem brindado a Cozinha Comunitária com inúmeras dádivas, quer em géneros, quer em tempo".
A Cozinha Comunitária foi inaugurada a 25 de abril do ano passado em Outeiro de Polima e resultou de um financiamento do Fundo Ambiental no âmbito do programa "JUNTAr": Soluções Locais para a Economia Circular nas Juntas de Freguesia.
Sem comentários:
Enviar um comentário