COVID19. Operação da PSP na baixa de Cascais apanha “retardatários” depois do recolher obrigatório

COVID19

OPERAÇÃO noturna da PSP na baixa de Cascais esta sexta-feira
(Texto e fotos)
28 novembro 2020

Uma operação de fiscalização da PSP, desencadeada esta sexta-feira, ao final da noite, na baixa de Cascais e acompanhada por Cascais24 apenas detetou um restaurante ainda de porta aberta, com alguns "retardatários", após o início do horário do recolher obrigatório, a partir das 23 horas, a que estão obrigados estabelecimentos comerciais e cidadãos comuns, no âmbito do prolongamento do estado de emergência, decretado pelo Presidente da República para conter o Covid19.
ANIMAÇÃO antes do recolher obrigatório e da chegada da Polícia
Os últimos clientes do restaurante, na conhecida e movimentada área dos bares do largo Luís de Camões, conviviam em amena cavaqueira e ainda consumiam bebidas alcoólicas, sentados numa das mesas da esplanada, quando chegou uma brigada móvel da polícia que percorria a rua Visconde da Luz. 

Os empregados tinham, entretanto, começado a recolher cadeiras e mesas no exterior, mas a chegada da Polícia apressou o fecho do estabelecimento e a saída dos clientes, tendo estes deixado na mesa alguns copos e canecas ainda com cerveja. 

GRUPO numeroso atravessa baixa de Cascais

A presença da Polícia também teve o condão de dispersar um numeroso grupo de pessoas que estavam concentradas naquela artéria, que momentos antes tinha sido atravessada por mais de uma centena de jovens, menores na sua grande maioria, provenientes de estabelecimentos de diversão noturno que encerraram as portas antes da hora do recolher obrigatório.

 

No entanto, a grande maioria dos estabelecimentos da restauração no centro da vila fecharam as portas muito antes da hora estipulada para o início do recolher obrigatório. 

  

Nos concelhos como risco “muito elevado”, como é o caso de Cascais, o encerramento dos restaurantes deve ser feito até às 22h30, em conformidade com o decreto 8/2020 que regulamenta a aplicação do estado de emergência.

 

Esta ação de fiscalização da PSP foi desencadeada em toda a área da Divisão de Cascais para verificar os horários e encerramento de estabelecimentos comerciais, e eventuais aglomerados de pessoas e consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos, ou abertos ao público. 

AÇÃO da PSP de Cascais visou fazer cumprir o recolher obrigatório

O estado de emergência vigora desde 9 de novembro último, impondo recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado, e municípios vizinhos.

 

Nos dias úteis da semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23 e as 5 horas, enquanto no fim-de-semana a circulação na via pública está limitada entre as 13 horas de sábado e as 5 horas de domingo, e entre as 13 horas de domingo e as 5 horas de segunda-feira.

 

Por outro lado, entre as 23 horas de 27 de novembro e as 5 horas de 2 de dezembro é proibida a circulação entre concelhos. 

Isto também se aplica entre 4 e 9 de dezembro. 


Também está proibida a circulação na via pública nos feriados de 1 e 8 de dezembro, entre as 13 e as 5 horas. 

DEPOIS da chegada da Polícia nas ruas da baixa de Cascais só ficaram os agentes





Sem comentários:

Publicação em destaque

BOMBEIROS de Parede salvam canídeo de poço. Veja o vídeo do resgate

CANÍDEO aguarda pelo socorro (Créditos: BVParede) RESGATADO COM SUCESSO . Um canídeo foi resgatado, esta quarta-feira, de manhã, pelos Bomb...

FOI NOTICIA

BLOGS