COVID19. Carreiras quer adquirir vacinas aos chineses, russos e israelitas

COVID19

CARLOS Carreiras confirma agora ao DN intenções avançadas há um mês por CASCAIS24

Por REDAÇÃO
27 março 2021 | 18h02

O “mayor” de Cascais, Carlos Carreiras, efetuou contatos com os chineses, russos e israelitas para a aquisição de vacinas Anticovid19, mas também reconhece “que há vários obstáculos a que o processo avance”, avança, este sábado, o Diário de Notícias (DN) ao qual o chefe do executivo confirmou “a novidade”.


Com estas declarações ao diário de referência, o presidente da Câmara de Cascais acaba por confirmar uma notícia avançada em fevereiro último por Cascais24.

Segundo o diário de referência, Carlos Carreiras afirmou que os “contatos foram feitos aproveitando a rede de relações internacionais estabelecida pela autarquia a partir, por exemplo, da geminação de cidades”. 

A ideia, explicou ao DN, “é que Cascais se torne numa espécie de pivot para uma operação de larga escala que inclua o fornecimento de vacinas a países da CPLP”.

No entanto, Carlos Carreiras, ainda citado pelo DN reconhece “que há vários obstáculos a que o processo avance” e que “eventuais atuações autónomas da autarquia nesta operação nunca poderiam desenvolver-se sem conversações com o Governo".

Um deles é que é preciso que as vacinas fossem reconhecidas pela Agência Europeia do Medicamento.

Por outro lado, Portugal está "agarrado" a compromissos na UE que fazem com que se possam adquirir as vacinas compradas pela Comissão Europeia.

Além do mais, todo o programa de vacinação está centralizado nas estruturas do SNS, designadamente nas aquisições.

Já em fevereiro último, Carlos Carreiras, manifestara “estar disposto a avançar diretamente para a compra de vacinas caso seja possível e autorizado”.

“Cascais, que tem estado na vanguarda do combate e da prevenção à pandemia, dispõe, felizmente, de recursos financeiros para adquirir vacinas que permitam a sua administração em massa”, reforçou, então, outra fonte, ao Cascais24.



 

 


Sem comentários:

Publicação em destaque

NATAL chegou à Grande Lisboa

A época mais mágica do ano chegou a Lisboa. Os dias mais frios e mais curtos, as luzes pelas ruas das cidades, os mercadinhos, o cheiro a ch...

FOI NOTICIA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA