COMISSÃO Nacional de Eleições pede “compreensão” a Cascais24h por resposta tardia a queixa anónima de alegada violação eleitoral em S. Domingos de Rana

AUTÁRQUICAS2021

PANFLETOS sobre mesa à entrada de instituição em dia de voto antecipado, no Penedo

03 outubro 2021 | 16h02
Com um atraso de 12 dias e quatro dias depois das eleições, a Comissão Nacional de Eleições confirmou, a Cascais24h ter recebido uma queixa relacionada com uma alegada violação eleitoral durante uma ação de voto antecipado na Estrutura Residencial para Pessoa Idosas da Associação de Idosos e Deficientes, no Penedo, na freguesia de S. Domingos de Rana.

No dia 21 setembro, à tarde, Cascais24h rececionou uma denúncia de que naquele local, à entrada, onde decorreu uma sessão de voto antecipado, encontravam-se depositados sobre uma mesa panfletos da coligação Viva Cascais, com o candidato à respetiva Junta de Freguesia Fernando Marques.

Logo neste dia, Cascais24h enviou com caráter urgente um email à Comissão Nacional de Eleições, que aqui damos por reproduzido. 

EMAIL enviado por Cascais24h dia 21 setembro à Comissão Nacional de Eleições a solicitar confirmação de queixa anónima
______________________________________

A verdade é que só esta quinta-feira, dia 30 de setembro, quatro dias depois das eleições autárquicas, que decorreram domingo, a Comissão Nacional de Eleições confirmou a Cascais24h a informação solicitada.

De acordo com a resposta, assinada pela coordenadora de serviços Ilda Rodrigues, “confirmo que foi rececionada uma queixa sobre a situação descrita, a qual foi levada ao conhecimento da Comissão e que, na reunião plenária de 23 de setembro p.p., deliberou notificar, através do Presidente da Câmara Municipal que o designou, o funcionário que recolheu votos na instituição para informar sobre o que constatou no decurso da operação, se houve reclamações ou protestos e remeter cópia da ata”. 

RESPOSTA da Comissão Nacional de Eleições chegou 12 dias depois e quatro dias depois das eleições
________________________________________

Finalmente, a Comissão Nacional de Eleições “solicita a V/ compreensão por só agora responder ao pedido, justificada por um grande volume de solicitações/comunicações dirigidas a esta Comissão”.



 


 


3 comentários:

Joana Urban Vitorino disse...

Se a Comissão Nacional de Eleições reiteradamente e como se constatou, não consegue reagir atempadamente, para que é que ela serve?

JD disse...

Conforme o comentário anterior, também pergunto para que serve a CNE, pois o que seria suposto, é que fosse correctiva, e/ou penalizadora de actos violadores da lei eleitoral. Mais, nem sequer dá indicação de algum propósito de actuação sobre a matéria, mostrando-se satisfeita com um pedido de desculpa ao denunciante. É hipocrisia! Mostra que vivemos num país desqualificado, onde uns quantos dominam os restantes.

Conde de Contarr disse...

Não tem que lamentar, tem que anular, se possível

Publicação em destaque

BOMBEIROS de Parede salvam canídeo de poço. Veja o vídeo do resgate

CANÍDEO aguarda pelo socorro (Créditos: BVParede) RESGATADO COM SUCESSO . Um canídeo foi resgatado, esta quarta-feira, de manhã, pelos Bomb...

FOI NOTICIA

BLOGS