CASCAIS estreia camião silencioso que vai recolher resíduos sólidos urbanos

ATUAL

CAMIÃO Volvo FE Elétrico foi apresentado esta segunda-feira

Por REDAÇÃO
21 novembro 2022 | 16h15

Cascais vai testar durante cerca de três semanas o primeiro camião Volvo FE Elétrico, concebido pela Auto Sueca,  para a recolha de resíduos sólidos urbanos a circular em Portugal. 


O novo veículo, 100 por cento elétrico com zero emissões, foi apresentado esta segunda-feira, junto aos Paços do Concelho.

 

Para a Cascais Ambiente, empresa municipal encarregue da recolha de resíduos urbanos no município, este teste decorre dos seus próprios objetivos climáticos e operacionais, bem como da exigência por parte dos munícipes de Cascais, para a descarbonização, a diminuição de ruído e a proliferação de transportes mais amigos do ambiente no concelho.

 

“Temos como objetivo acelerar os processos tecnológicos que nos permitam reduzir a pegada ecológica da nossa operação. A Volvo apresentou-nos este projeto e a Cascais Ambiente assumiu o compromisso de fazer trabalhar o camião em condições reais", afirmou, a propósito Luís Capão, presidente da empresa municipal.


"Com os dados retirados deste teste, permitimos à Volvo ter o conhecimento necessário para melhorar o protótipo adaptado às circunstâncias portuguesas", sublinhou Luís Capão, segundo o qual  "para a Cascais Ambiente, este primeiro contacto com um camião de recolha totalmente elétrico prenuncia um avanço que queremos fazer em direção à descarbonização da operação".

 

A viatura com 27 toneladas de Peso Bruto, autonomia de até 200 km, está equipada com uma superestrutura de recolha de resíduos sólidos urbanos, também 100% elétrica, do fabricante TERBEG, representado pela empresa RESITUL, e que é acionada pela tomada da sua força elétrica. 


“Com base nas tarefas de transporte que a Cascais Ambiente necessita, a Auto Sueco Portugal ajudou a definir, de uma forma estruturada e eficiente, a instalação para as suas necessidades de carregamento, para que a viatura esteja o máximo de tempo em operação", destacou, por sua vez, Manuel Castro e Matos, diretor comercial Camiões da Auto Sueco Portugal.


O mesmo responsável salientou que "este é um trabalho em equipa, onde se tem em consideração fatores como rotas, capacidade das baterias, horários de carregamento disponíveis e tempos de trabalho, tudo isto, no sentido de tirar o máximo partido de uma solução de transporte que cumpra com os objetivos definidos”.

 

As soluções completas de transporte eletrificado que a Auto Sueco Portugal pode fornecer, juntamente com a sua rede de concessionários e oficinas de assistência, desempenharão um papel vital para garantir o sucesso dos clientes rumo à eletrificação.



 


 

Sem comentários:

FOI NOTICIA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA