CASCAIS assinalou Dia Municipal do Bombeiro nos jardins do Estoril

SEGURANÇA

                                                                                                                     (Créditos: CMCascais)

Por REDAÇÃO
09 outubro 2022 | 18h26

Cascais assinalou este domingo, de manhã, o Dia Municipal do Bombeiro, com uma cerimónia que decorreu este domingo, de manhã, nos jardins do Casino Estoril.

Organizada pela Câmara de Cascais em parceria com os Bombeiros do Estoril, a cerimónia foi presidida pela secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e pelo chefe do executivo de Cascais, Carlos Carreiras e contou com a presença de várias individualidades.

O desfile apeado e motorizado dos cinco Corpos de Bombeiros do concelho foi um dos pontos altos da cerimónia, que teve início com uma guarda de honra. 

Depois de lembrar que "os bombeiros em Cascais nasceram através de um exercício de cidadania, pelo que é natural que a comunidade esteja atenta às necessidades dos seus bombeiros”, o presidente do município, Carlos Carreiras, recordou, ainda, que o Orçamento Participativo (OP) “é também uma ferramenta de cidadania” pelo que “não é de estranhar a popularidade que têm tido todas as propostas de ajuda às corporações de bombeiros”. Carlos Carreiras aproveitou ainda, para falar no Museu dos Bombeiros de Alcabideche que, para além de contar a sua história, presta também homenagem a José Neto que ao longo da sua vida colecionou cerca de 300 mil peças e documentos alusivos aos Bombeiros, bem como miniaturas de artefactos de combate aos incêndios.

Por sua vez, referindo-se ao Dia Municipal do Bombeiro e ao município de Cascais, que é "aquele que mais ajuda os seus Bombeiros", Paulo Rocha, Comandante dos Bombeiros do Estoril, afirmou que “para nós é um dia muito importante porque de alguma forma é prestar homenagem aos homens e mulheres que trabalham durante todo o ano em prol da população de Cascais".

Também o vice-presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa, Comandante Pedro Araújo, assim como o Brigadeiro General Duarte da Costa, presidente da Autoridade de Emergência e Proteção Civil e a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, enalteceram o investimento continuado de Cascais nos seus cinco Corpos de Bombeiros e na Proteção Civil.

“Na prática, as autarquias traduzem-se naquela que é a principal base do nosso sistema que é o patamar local. Efetivamente, o concelho de Cascais tem-se constituído como um excelente exemplo de boas práticas, pelo apoio que é dado não só aos cinco corpos de bombeiros deste município que é absolutamente fundamental, mas pelo trabalho mais vasto na área da proteção civil”, destacou Patrícia Gaspar.








Sem comentários:

Publicação em destaque

SISMOS o que fazer...

DICAS PREVENTIVAS |  Com o mais recente evento sismológico da Turkia e na Síria a pergunta que devemos fazer é se nós os Portugueses estamos...

FOI NOTICIA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA