CAMBRIDGE CERTIFICA INGLÊS a 7500 alunos das escolas Salesianas em protocolo assinado no Estoril

ATUAL


Por REDAÇÃO
11 fevereiro 2022 | 16h44

Fundação Salesianos assinou, esta quarta-feira, no Estoril, um protocolo com a Cambridge University Press e Cambridge Assessment English, que visa garantir aos 7500 alunos das escolas salesianas portuguesas, entre as quais as duas situadas no concelho de Cascais (Manique e Estoril) - uma progressiva valorização da sua proficiência em inglês- uma oportunidade de incrementar o desenvolvimento das suas competências, sendo-lhes proporcionadas condições para a certificação da aprendizagem, processo que culmina com a possibilidade de obtenção de um nível C1 Advanced em inglês. Todos os professores terão igualmente a possibilidade de verem reforçada a sua formação, através de vários programas a desenvolver de forma regular.

Esta é uma parceria estratégica inovadora, no contexto nacional, pelo âmbito universal e inclusivo que visa alcançar, e também pela aposta no valor social e pessoal do nível linguístico que proporciona a todos os alunos, uma aposta firme num patamar de excelência e de valia que é conferido pelo nível C1 – utilizador proficiente e autónomo. 

PROTOCOLO foi assinado na Escola Salesiana do Estoril
_______________________

A implementação do protocolo, a iniciar-se desde já com ações no âmbito da formação de professores e de aferição de nível de língua dos alunos, a realizar em diversos anos de escolaridade, terá continuidade a partir do próximo ano letivo, prevendo-se já em 2022-23 assegurar a certificação linguística dos alunos em momentos específicos do seu percurso escolar. A consolidação das medidas previstas nesta iniciativa está enquadrada em torno de quatro linhas de ação – aumento da proficiência linguística dos alunos, respetiva certificação por entidade de inegável reconhecimento internacional, aposta na contínua formação dos professores, e adoção de metodologias de ensino orientadas para a valorização da comunicação em contextos diversos, com recurso a materiais didáticos especificamente selecionados para o efeito.

Esta aposta vem reiterar o reconhecimento de que o domínio da língua inglesa, no quadro de proficiência e autonomia que aqui se propõe, devidamente certificado, constitui um valor incontornável na formação de cidadãos aptos a uma integração em contextos académicos e profissionais sem fronteiras, onde cada vez mais o inglês é mobilizado como língua de comunicação. É também um desafio para todos os alunos que frequentam as escolas salesianas, dos 3 anos ao final do ensino secundário, e respetivas famílias, que assim poderão ver assegurada, em contexto escolar formal, uma dimensão formativa a que nem sempre se tem dado a importância devida, mas que urge valorizar como ferramenta insubstituível no caminho para o sucesso de cada um de nós.

PADRE Tarcízio Morais: "“a universalidade do inglês permite aos alunos Salesianos preparem-se melhor para no futuro próximo poderem concorrer a universidades estrangeiras assim como no futuro poderem aceder ao mercado de trabalho mais facilmente com a certificação Cambridge Assessment English”.
______________________________

O coordenador da Equipa da Área Educativa da Fundação Salesianos, padre Tarcízio Morais afirmou, a propósito, que “a educação é um dos pilares mais importantes da nossa sociedade que nos ajuda a construir um futuro baseado na formação e na Fundação Salesianos estamos, constantemente, a investir no talento dos nossos jovens. Vivemos numa sociedade global e numa era orientada pelo aumento da mobilidade de estudantes e futuros profissionais que acarreta novos desafios. E a pensar nestas exigências com que os nossos jovens se deparam, a Fundação Salesianos divulga esta parceria com o Cambridge University Press e Cambridge Assessment English, que visa impulsionar a inovação e o valor social e pastoral da formação integral. Somos uma instituição que acompanha a evolução, a transformação e a elaboração do melhor currículo para os nossos estudantes.”

E concluiu que “a universalidade do inglês permite aos alunos Salesianos preparem-se melhor para no futuro próximo poderem concorrer a universidades estrangeiras assim como no futuro poderem aceder ao mercado de trabalho mais facilmente com a certificação Cambridge Assessment English”. 

ELAINE Blaus: "o protocolo com a Fundação Salesianos, em Portugal, é de grande importância para Cambridge University Press e Cambridge Assessment English".
_______________________________

Também sobre esta parceria estratégica inovadora, Elaine Blaus, diretora comercial da Cambridge English para a região da Europa, sublinhou que “o protocolo com a Fundação Salesianos, em Portugal, é de grande importância para Cambridge University Press e Cambridge Assessment English. Representa o nosso compromisso em apoiar todos os anos milhares de alunos das várias escolas Salesianas, acompanhando-os com recurso aos nossos livros de texto e demais materiais pedagógicos, à medida que caminham na sua aprendizagem, e assegurando a monitorização do seu progresso através dos nossos exames de reconhecida qualidade internacional".




 

 

 

 

 

 


Sem comentários:

Publicação em destaque

DIAP de Sintra manda PJ fazer buscas à Câmara de Cascais 5 anos depois de denúncias de vereadores da oposição

Inspetores da Unidade Contra a Corrupção da PJ fizeram buscas, esta quarta-feira, de manhã, nos Paços do Concelho de Cascais e nas instalaçõ...

FOI NOTICIA

BLOGS