SEGURANÇA
![]() |
PISTOLA de alarme e munições confiscadas pela GNR na busca em São João das Lampas (Crédito:GNR) |
Um homem, 23 anos, foi detido por posse de arma proibida, na freguesia de São João das Lampas, concelho de Sintra, na sequência de um inquérito por violência doméstica que corre os trâmites legais no Subdestacamento da GNR de Alcabideche, informou o Comando Territorial de Lisboa.
Na sequência de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o agressor exercia violência física e psicológica sobre a vítima, sua companheira de 33 anos, e era detentor de uma arma de fogo.
Segundo a GNR, foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária com vista à apreensão da arma, que veio a revelar tratar-se de uma pistola de alarme, bem como de 30 munições.
Na ação participaram militares da GNR de Alcabideche, do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Sintra, apoiados pelo Destacamento de Intervenção do Comando Territorial de Lisboa e do Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE) da Unidade de Intervenção.
Fonte da GNR explicou, a Cascais24Horas, que o reforço do Destacamento de Intervenção e da Unidade de Intervenção, esta sediada na Pontinha, deveu-se ao "protocolo de segurança que uma busca e detenção implicam, quando o alvo pode oferecer perigo pela suspeita de existência de armas de fogo".
O detido acabou por ser constituído arguido, com Termo de Identidade e Residência (TIR) e os factos comunicados ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, em Cascais.
Conselhos da GNR
Entretanto, a GNR relembra que a violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:
· No Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt
· Via telefónica, através do número de telefone: 112;
· No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;
· Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/
· Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/
Sem comentários:
Enviar um comentário