Vídeo evoca Abril em Cascais com Carreiras sozinho e de máscara na varanda dos Paços do Concelho

ATUAL
Por Redação
26 abril 2020

A Câmara Municipal de Cascais evocou este sábado, à tarde, os 46 anos do 25 de abril com o presidente do executivo, Carlos Carreiras, sozinho e de máscara, à varanda dos Paços do Concelho, numa cerimónia simbólica captada, em vídeo, pelo canal oficial do município e publicado no Youtube.

Na praticamente deserta praça 5 de outubro, a simbólica evocação contou, ainda, com as duas canções, que serviram de senha ao movimento dos capitães: “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso, então passada na Rádio Renascença e “E Depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho, nos Emissores Associados de Lisboa.

E, nesta celebração diferente, em Cascais, não faltou também o Hino Nacional.

Recorda-se que, a pretexto da pandemia Confid19, Carlos Carreiras proibiu no concelho qualquer manifestação pública comemorativa da efeméride – atitude que dividiu opiniões e criou grande polémica. Na sua página pessoal do Facebook, o chefe do executivo afirmou: “Quero deixar BEM CLARO. Em Cascais não vou permitir que haja as normais comemorações do 25 de Abril, do 1º de Maio e do 10 Junho. Ou melhor, quem quiser comemorar comemora em casa. O Presidente da Câmara Municipal de Cascais não é irresponsável para com os seus Munícipes”. 

Entretanto, no site oficial do município, Carlos Carreiras deixou uma mensagem aos cascalenses, na qual afirma que “este é o 25 de Abril mais difícil das nossas vidas”, por a liberdade ser celebrada “em confinamento”.

Carreiras acrescentou, ainda, que “a Liberdade não tem tutores” e “a democracia não é mais de uns do que de outros”.

“Abril não tem donos”, sublinhou, rematando que “no dia em que Abril tiver donos, deixará se ser Abril. E no lugar da democracia nascerá outra coisa que só remotamente pode comparar-se ao regime da liberdade”.

E, finalmente, deixou a promessa de que “para o ano, com a guerra vencida e energia redobrada, celebraremos Abril com mais vigor e força”. 

Veja aqui o vídeo oficial
Noticias relacionadas 
Imprimir

Sem comentários:

Publicação em destaque

FUNCIONÁRIA do Modelo Continente de Tires salva cliente de 81 anos em paragem cardiorrespiratória

HEROÍNA .  Ao aplicar os seus conhecimentos de suporte básico de vida, com a ajuda de um desfibrilhador, até à chegada dos Bombeiros de Pare...

FOI NOTICIA

BLOGS