Vereador faz visita surpresa a escola para “testar” qualidade de alimentação

Atual




O vereador Frederico Pinho de Almeida que, entre outras áreas, detém o pelouro da educação, fez esta terça-feira, ao final da manhã, uma visita surpresa à Escola Básica EB1, em São João do Estoril, onde acabou por almoçar a mesma refeição que foi servida a todas as crianças, e constatar que, ao contrário de algumas queixas vindas ultimamente a público, relativamente à qualidade da alimentação fornecida às escolas, “a comida estava boa, bem cozinhada e saborosa”.


Segundo Frederico Pinho de Almeida, a decisão de deslocar-se e almoçar naquele estabelecimento de ensino foi tomada “sem qualquer aviso prévio à Coordenadora da Escola, às Professoras, às Assistentes Operacionais, à Uniself (empresa prestadora do serviço de alimentação) e ao Departamento de Educação da Câmara Municipal de Cascais, pelo que a surpresa de todos foi total”.



“Almocei exatamente o mesmo que todas as crianças (Sopa de Legumes, Caldeirada de Peixe com Alface e Iogurte)”, escreveu o vereador na sua página do Facebook, acrescentando: “Repeti o prato principal, tal como todas as crianças o podem fazer todos os dias”.


Ainda de acordo com Frederico Pinho de Almeida, “a comida estava boa, bem cozinhada e saborosa” e “numa análise muito critica e do meu gosto pessoal, o prato principal podia ter mais sal”, mas salvaguarda que, “numa lógica de promoção da saúde, é algo que vai contra as orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Educação”.


A refeição servida esta terça-feira na EB1, em São João do Estoril, foi igual em todos os Jardins de Infância e Escolas de 1º Ciclo do concelho, tuteladas pela Câmara Municipal de Cascais.


“Discordo totalmente do quadro legislativo que obriga as Câmaras Municipais a estarem de "mãos atadas" pela obrigação de fazerem concursos públicos com regras definidas pelo Estado Central”, escreve, ainda, Frederico Pinho de Almeida, segundo o qual  “existem outras possibilidades”. E, a propósito, promete: “Tudo farei para que os Deputados na Assembleia da Republica alterem a lei”.


Pinho de Almeida promete mais visitas surpresa


“Não obstante estas condicionantes, continuamos a trabalhar diariamente, monitorizando todo o processo de confeção, distribuição, higiene e segurança alimentar, de forma a garantir o bem- estar de todos os alunos”, conclui o vereador que, em declarações a Cascais24, assegurou que vai continuar “a efetuar visitas surpresas, sem qualquer aviso prévio” aos estabelecimentos de ensino que estão sob a sua tutela no concelho de Cascais.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta visita nao passa de show off apos caso conhecido numa escola em que os alunos nao tinham à sua disposicao um plano B.
A noticia teria mais interesse se existisse monitorização assidua de uma nutricionista que confira excelencia na alimentação às nosssas crianças do concelho .

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."

Abrigos precisam-se!

Quem põe na ordem donos de caninos?

Hospitalização domiciliária traz benefícios para o doente agudo

Hospitalização domiciliária traz benefícios para o doente agudo
Artigo de OPINIÃO Drª Francisca Delerue

Expulsemos as traquitanas