FALTA DE CIVISMO. Põem canídeos a defecar nos areais e não limpam!

ATUAL

Por VALDEMAR PINHEIRO
13 agosto 2020

Os areais de algumas praias de Cascais têm vindo a ser conspurcados pelas fezes de canídeos, libertados pelos donos, que depois não limpam a porcaria.
Um dos exemplos é o areal da praia da Azarujinha, em São João do Estoril.
Antes da chegada do nadador-salvador ao serviço do concessionário, entre as 7 e as 8 horas da manhã, tornou-se frequente donos de canídeos libertarem-nos para defecar e urinar no areal, denunciou, a Cascais24, João Ferreira que, diariamente, neste período, tem por hábito fazer o seu treino diário naquela praia.
“Já chamei a atenção várias vezes dos donos dos animais, alguns oriundos de um condomínio próximo, mas sem qualquer efeito”, lamentou.
“Entretanto, também alertei a Polícia Marítima, mas responderam que não têm disponibilidade de comparecerem naquele período”, acrescentou, não sem sublinhar que “a presença da Autoridade Marítima podia mais que não fosse ser preventiva, para chamar a atenção dos donos dos canídeos”. 
(Arquivo)
“Não acharia tão absurda a presença dos cães no areal, se os donos andassem, pelo menos, com um saquinho plástico para recolher os dejetos”, concluiu João Ferreira.
Recorda-se que fezes de canídeos deixadas na praia contaminam a areia, podendo, inclusivamente, culminar em doenças para banhistas e colocar em risco, sobretudo, a saúde de crianças, que são as que mais brincam na areia.
Cascais24 apurou, entretanto, que a Autoridade Marítima "tem atuado dentro do que lhe é possível e no sentido mais preventivo do que punitivo, procurando principalmente sensibilizar os donos de canídeos para evitarem utilizar os areais".
“Trata-se de uma questão de civismo, de educação, de higiene e de saúde pública”, explicou uma fonte.
De resto, também nas áreas urbanas e apesar das campanhas de sensibilização e de instalação de dispensadores de saquinhos por parte da Câmara Municipal de Cascais, tem-se registado uma manifesta falta de civismo por parte dos donos dos patudos, que continuam a não cumprir as mais elementares e básicas regras de civismo, deixando parques e passeios conspurcados com fezes.
E, a verdade é que ninguém parece conseguir pôr na ordem esta gente!
Noticias relacionadas


2 comentários:

estevesayres disse...

Provavelmente as tiaaas e os tiooos de cascais não avisaram os filhos e netos para não levarem os seus animais para a Praia, ou será que já se esqueceram digo eu... Será que este é o Mundo dos donos dos cães!?
Aguardamos que o PAN faça alguma coisa, visto que os variadores da CMC estão mais preocupados em fazer máscaras...

ianchika disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Publicação em destaque

LIBERAIS exigem compromisso de ministro para a conclusão da ligação da Linha de Cascais à de Cintura até 2027

A Assembleia Municipal de Cascais aprovou, esta segunda-feira, uma moção apresentada pela Iniciativa Liberal (IL) que reitera a necessidade ...

FOI NOTICIA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA

UM JORNAL QUE MARCA A DIFERENÇA