Solidariedade com os motoristas da Scotturb


05 MARÇO 2020

Os autocarros em Cascais são quase todos gratuitos e está previsto, no novo contrato de concessão, um aumento das carreiras e horários. Passados anos de mau serviço, a câmara decidiu, finalmente, intervir. Porém, os e as motoristas da Scotturb foram ignorados/as nesta melhoria da qualidade do serviço de transporte público em Cascais. A Câmara Municipal concessionou a responsabilidade de oferecer boas condições aos e às motoristas de Cascais. Os motoristas da MobiCascais trabalham menos horas e recebem melhor porque não foram concessionados a um privado.

Na Scotturb os salários são baixos, o salário mínimo vai aumentando mas o dos motoristas não acompanha os aumentos, estando apenas a mais 50€ do salário mínimo. A carga horária é grande e chegam a ter dias em que trabalham 14h. A rotatividade de motoristas é alta, o que prejudica a qualidade do serviço. Na Scotturb os motoristas ficam pouco tempo, apenas para ganhar experiência para poderem ir para empresas melhores com melhores condições de trabalho, como a Carris. Melhores condições de trabalho não é apenas salário é, também, haver casas de banho nos terminais e não saberem o seu horário com apenas 3 dias de antecedência. Estas exigências não são apenas uma questão de justiça mas de segurança numa profissão em que se transportam vidas.

Esta falta de condições é resultado da concessão do serviço de transporte público a privados. A proposta do Bloco de Esquerda continua a ser um serviço de transporte público realmente público e gerenciado pela Câmara Municipal de Cascais para assim podermos ter transportes gratuitos de qualidade, com mais horários e carreiras, com melhores condições para os trabalhadores e sem pagar os lucros para a Scotturb. Toda a solidariedade para a luta que é necessária! 

*Deputado da Assembleia Municipal e membro da Comissão Coordenadora do Bloco de Esquerda Cascais

*Os artigos de opinião publicados são da inteira responsabilidade dos seus autores e não exprimem, necessariamente, o ponto de vista de Cascais24.
Imprimir







1 comentário:

Xana disse...

Muito bem escrito, concordo plenamente

MAIS PROCURADAS

MULTIMÉDIA.SAÚDE

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."