Falha de motor e inexperiência de piloto de bimotor da Symbios Orthopedic na origem de tragédia que fez cinco mortos em Tires

Segurança

Por Redação
20/08/2018

Uma falha no motor esquerdo e a falta de experiência do piloto, Jean Plé, 69 anos, diretor da  Symbios Orthopedic, estiveram na origem da queda do bimotor que, a 17 de abril do ano passado, despenhou-se na área de cargas e descargas do supermercado LIDL, em Tires, provocando cinco mortos e elevados estragos materiais.

Esta é a conclusão do relatório final do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), a que a agência Lusa teve acesso esta segunda-feira.

“A falta de formação adequada do piloto, dentro do contexto da emergência real de falha de motor crítico, imediatamente após a descolagem", foi determinante para a tragédia.



                                                                      (Foto Luís Curado/Cascais24)
No entanto, os investigadores salvaguardam que as causas da falha do motor esquerdo (motor crítico) do bimotor (modelo Piper PA-31T Cheyenne II) "não puderam ser determinadas devido aos danos do impacto e ao fogo intenso".

Também o relatório toxicológico do piloto "revelou a presença de etanol (álcool)" de 0,38 gramas de álcool por litro de sangue.

No final da manhã de 17 de abril do ano passado, o bimotor Piper descolou do Aeródromo Municipal de Tires com destino a Marselha, França, mas acabou por despenhar-se a 700 metros.



Jean Plé, o piloto
A aeronave era pilotada pelo francês, com passaporte suíço, Jean Plé, 69 anos, diretor da Symbios Orthopedic e nela seguiam, ainda, e três franceses, Jean-Pierre Franceschi, conhecido cirurgião ortopédico ligado ao mundo do desporto, da sua mulher e de uma amiga de ambos. Morreram os quatro.



Jean Pierre Fraceschi, cirurgião ortopédico
A quinta vítima mortal foi um camionista português, da empresa transportadora CargaQuatro, que estava a descarregar produtos no parque de mercadorias do LIDL.

Moradores que estavam em duas habitações contíguas ao cais lograram escapar, nomeadamente uma avó e o neto, Martin, de 2 anos.

Os investigadores explicam que numa aeronave de dois motores, quando um motor falha, o momento de guinada deve ser contrariado pela ação do piloto nos comandos, acrescentando que, após uma falha do motor na descolagem, é "necessária uma intervenção rápida e precisa" do piloto. O que não aconteceu e podia ter evitado a tragédia em Tires.



Imprimir

Sem comentários:

+ populares

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."

MULTIMÉDIA.SAÚDE