SEGURANÇA. Semana da Proteção Civil ensina a preparar a mochila de emergência

Segurança

Por Redação


“Proteção Civil Preventiva”, constitui o tema da 7.ª edição da Semana da Proteção Civil de Cascais, que arranca esta segunda-feira no CascaiShopping, prolongando-se até dia 4 de março próximo.


O objetivo é envolver a população nas atividades de prevenção do Sistema Municipal de Proteção Civil e sensibilizar para a necessidade de adoção de uma cultura de prevenção e planeamento de emergência. 


Iniciativa da Câmara Municipal de Cascais e do CascaiShopping, esta edição tem por mote “Como prevenir em situações de emergência? A Mochila de Emergência está pronta? 



Preparar a mochila para uma situação de emergência passa por colocar uma lanterna e rádio a pilhas (com pilhas extra), material de primeiros socorros, água, comida enlatada, agasalhos e calçado, fotocópias dos documentos mais importantes, canivete multifunções, fósforos, papel, canetas e sacos de plástico. 


Mas, esta segunda-feira, a partir das três horas da tarde, os agentes de segurança vão estar no CascaiShopping a explicar a importância de cada um dos objetos e como podem ajudar a salvar vidas.

Nesta Semana da Proteção Civil participam várias entidades que integram o Sistema Municipal de Proteção Civil de Cascais e, como é habitual, não vão faltar demonstrações técnicas, grupos cinotécnicos, mass training, exposições e atuações musicais, demonstrações equestres, simuladores de acidentes rodoviários e exercício de resposta a Emergência Civil, entre outras atividades.


Na iniciativa, participam, ainda, alunos das escolas do concelho em exercícios de salvamento, nas demonstrações da GNR e dos Bombeiros.

Já no dia 1 de março, Dia Internacional da Proteção Civil, realiza-se um simulacro no posto de abastecimento de combustível da CEPSA, que visa demonstrar e testar a resposta integrada de todas as forças de segurança e socorro.


No fim- de- semana de 3 e 4 de março irão decorrer ações de sensibilização dirigidas à população, com exercícios de intervenção da GNR no âmbito “Urban search and rescue”, descida com triângulo de salvação da responsabilidade dos Bombeiros, abordagem à vítima de acidente com motociclo da responsabilidade dos Bombeiros e MotoClube, bem como de Mass training e suporte básico de vida da responsabilidade dos Bombeiros.


A Semana da Proteção Civil conta, entre outras entidades, com os Corpos de Bombeiros do concelho, PSP, GNR, SEF, Polícias Marítima e Municipal e Proteção Civil Municipal.
Imprimir

Sem comentários:

MAIS PROCURADAS

MULTIMÉDIA.SAÚDE

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."