Psicóloga lança livro com dicas e estratégias para reduzir comportamentos indisciplinados das crianças

CULTURA

Por Redação
26 junho 2020

"Como lidar com os problemas de comportamento das crianças”, é o título do livro da autoria da psicóloga Vera Ramos, lançado recentemente e no qual podem ser encontradas dicas e estratégias para reduzir comportamentos indisciplinados e contribuir para o desenvolvimento de competências sociais mais assertivas das crianças, enquanto alunos, filhos e cidadãos.

Publicado pela editora Pactor, o livro da psicóloga e formadora certificada, constitui uma ferramenta para orientar e ajudar a distinguir comportamentos normais de patológicos, com estratégias de intervenção adequadas às necessidades de cada criança de forma a que estas cresçam num ambiente harmonioso e equilibrado compreendendo a existência de regras.

Destinado a pais, professores, educadores, encarregados de educação, psicólogos e público em geral, a obra da psicologia Vera Ramos, natural de Paços de Ferreira, destaca a importância do afeto e da imposição de limites (de forma positiva) enquanto ingredientes imprescindíveis para a educação das crianças, abordando o desenvolvimento comportamental das mesmas e facilitando a compreensão desse comportamento humano que tem influências internas, de personalidade e temperamento, assim como influências externas como o grupo de pares e os contextos escolares e familiares.

“Impor limites com atitudes positivas, seguras, consistentes e, ao mesmo tempo, transmitir afeto e empatia facilitará o processo de aprendizagem de regras e normas sociais à criança, de uma forma mais saudável e feliz. Os limites ajudam as crianças no controlo dos seus impulsos e é importante que estas compreendam que se lhes dedicamos tempo para o afeto e lhes damos atenção, também necessitamos estabelecer regras. A isso chamamos amor”, afirma a psicóloga no seu livro.

Frequentemente citada na Comunicação Social, Vera Ramos é natural de Paços de Ferreira e possui o grau de Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, é Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista em Psicologia da Educação reconhecida pelo colégio de especialidades da Ordem dos Psicólogos Portugueses.





Sem comentários:

MAIS PROCURADAS

MULTIMÉDIA.SAÚDE

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."