Bairro da Torre inaugura mural artístico com música e gastronomia

Atual




Momentos musicais e gastronómicos assinalam este sábado, no Bairro da Torre, em Cascais, a inauguração de um mural na Rua Estrela-do- mar, inspirado na pintora mexicana Frida Kahlo.

A obra AMAR, criada por Ana Mesquita, tem por base o quadro realizado para uma exposição exibida no Museu Nacional de História Natural em março último. 

Este mural, que teve como ponto de partida uma frase de Frida Kahlo “ONDE NAO POSSAS AMAR NÃO TE DEMORES”, é o primeiro trabalho de Ana Mesquita - que adotou o nome artístico MESQ - nestas dimensões e, como a tradição dos murais implica, foi pintado a trincha, pincel e rolo, com tinta de exteriores e uma muito reduzida utilização de tinta spray. 

MESQ presta assim homenagem a Frida Kahlo, uma personalidade forte que se impôs como pintora na primeira metade do século XX (viveu entre 1907 e 1954), enquadrada no estilo surrealista – ao qual nunca se quis a associar em vida, dizendo que não pintava os seus sonhos, mas sim a realidade de uma existência curta, mas intensamente vivida entre amores e dores provocadas por várias operações à coluna. 

Pintado ao longo de 20 dias do mês de outubro, o mural teve a colaboração assídua de Sofia Pedro Muiños e de Obana Stilum.  

Ana Mesquita quis ainda, no âmbito do envolvimento com a associação TAKE.IT, constituída por jovens moradores do Bairro da Torre, criar uma ligação do mural com os atributos musicais dos seus habitantes. Para isso, contribuiu com a escrita e produção musical de uma canção Rap – Não Te Demores, que une a ideia da feitura do mural à da vivência no bairro. O RAP acabou escrito a oito mãos com os rappers provenientes do bairro e contou com a composição e arranjos do músico João Gil.

Sem comentários:

+ populares

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."

MULTIMÉDIA.SAÚDE