Crianças vão à "boleia” de carro até ao bloco operatório no Hospital de Cascais

Saúde



Por Redação 
30 janeiro 2020
As crianças submetidas a uma cirurgia no Hospital de Cascais vão, a partir de agora, contar com um "transporte especial" até ao bloco operatório. Com o apoio da BMcar, serão entregues, em breve, em todas as unidades hospitalares do grupo Lusíadas, minicarros (incluindo versões elétricas) que prometem reduzir a ansiedade das crianças no momento que antecede a operação.

Um estudo, publicado no British Journal of Anaesthesia, revelou que o facto de as crianças conduzirem um carro de brincar desde o seu quarto até ao bloco operatório, em vez de serem transportadas na habitual maca, reduz a ansiedade das crianças em idade pré-escolar submetidas a uma cirurgia, comparável ao efeito da toma de midazolam (medicamento com efeito calmante). No mesmo estudo, verificou-se que 60% das crianças submetidas a anestesia e cirurgia revelaram ansiedade significativa, um problema que está associado a consequências traumáticas a curto e longo prazo.

Eduarda Reis
“A cirurgia e todos os passos que a antecedem são momentos de grande ansiedade, tanto para a própria criança como para os seus pais. Cientes da importância de um cuidado humanizado e cada vez mais personalizado, procuramos diariamente encontrar soluções capazes de melhorar a experiência dos nossos clientes. Este momento que agora proporcionamos às crianças tem um efeito benéfico comprovado na redução da ansiedade no pré-operatório e vai ao encontro da nossa Missão, que assenta em valores que vão muito para além dos cuidados médicos isoladamente. O facto de estarmos com este gesto a pormo-nos na pele destas crianças e dos seus familiares diz muito sobre a forma como a Lusíadas atua na área da saúde, com humanização e compaixão”, explica Eduarda Reis, Neonatologista e Presidente do Conselho Médico da Lusíadas Saúde.

Para além do Hospital de Cascais, a viagem no minicarro estará disponível no Hospital Lusíadas Porto, no Hospital Lusíadas Lisboa, na Clínica de Stº. António, no Hospital Lusíadas Albufeira e no futuro Hospital Lusíadas Braga.
Imprimir

Sem comentários:

MAIS PROCURADAS

MULTIMÉDIA

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."