Algas vermelhas interditam banhos em Carcavelos e Tamariz

Segurança

Por Redação
20 junho 2019

Os banhos na Praia de Carcavelos, sobretudo junto às concessões do Bar do Moinho e Pérola, bem como no Tamariz foram preventivamente proibidos, devido ao aparecimento de algas vermelhas, esta quinta-feira, de manhã, confirmou, a Cascais24, Pereira da Terra, capitão do Porto e Comando Local da Polícia Marítima de Cascais.

Conhecido como fenómeno de upwelling – subida das àguas subsuperficiais, ricas em nutrientes e uma vez que o contacto com as algas causa urticária, foi decidido hastear a bandeira vermelha, quer nos sectores afetados da praia de Carcavelos, quer no Tamariz.

A Capitania do Porto de Cascais, a Polícia Marítima, o corpo de Nadadores Salvadores, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Câmara Municipal de Cascais estão a monitorizar este fenómeno oceanográfico, revela, por sua vez, o município em nota publicada no seu site oficial.

Comandante Pereira da Terra
“Já esta manhã foram recolhidas amostras, quer no areal, quer nas águas”, adiantou, a Cascais24, o Comandante Local da Polícia Marítima de Cascais, segundo o qual “ a decisão de içar a Bandeira Vermelha nos locais afetados partiu, por precaução, pela Delegada de Saúde”. Prevê-se, ainda segundo disse, a Cascais24, Pereira da Terra que, “ao final do dia de esta quinta-feira, com a mudança de vento para Norte, as algas sejam afastadas e tudo regresse esta sexta-feira, primeiro dia de entrada oficial do Verão, à normalidade”.

Segundo a Câmara Municipal de Cascais, “as águas das praias de Cascais são objecto de análises semanais por entidades independentes e destacam-se pela sua qualidade constante”.
Imprimir


Sem comentários:

MAIS PROCURADAS

MULTIMÉDIA.SAÚDE

MULTIMÉDIA. SEGURANÇA

A PSP e o Metro recomendam: "Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel. Pode ser vítima de roubo."