“Tragédia” no Shopping faz “25 feridos”

Segurança


“Vinte e cinco pessoas, com idades entre os 5 e os 65 anos, ficaram feridas, onze dos quais em estado grave, na sequência de um fenómeno atmosférico extremo de chuva e vento, que provocou a queda de diversas estruturas no interior do Cascaishopping, seguido de um princípio de incêndio”.

“Todas as vítimas foram resgatadas com sucesso pelas equipas de socorro, assistidas e triadas no posto montado para o efeito e, posteriormente, evacuadas para o Hospital de Cascais”, numa operação que mobilizou mais de 100 operacionais, entre bombeiros e GNR”. 


Este foi o preâmbulo do “guião” que serviu para um simulacro, que teve lugar esta quinta-feira, de manhã, no âmbito da Semana de Proteção Civil de Cascais e que teve por cenário o CascaiShopping, em Alcabideche e a a capacidade de resposta da urgência do Hospital de Cascais.

Devido a um fenómeno atmosférico extremo de chuva e vento, diversas estruturas abateram-se no interior do Shopping, tendo-se registado a seguir um principio de incêndio.

A “tragédia” provocou um número elevado de vítimas que obrigou o hospital a acionar o seu Plano de Catástrofe Externa e para aqui convergiram as ambulâncias de socorro com “os feridos”.

Já no Shopping o incêndio foi resolvido no imediato e com prontidão pela equipa interna do centro comercial, mas o resgate e posterior evacuação das vítimas foi da responsabilidade dos bombeiros, aos quais foi atribuída a missão de busca e resgate para os Veículos de Incêndio e de Evacuação Primária e Evacuação Secundária para os restantes meios.

Mais de uma centena de operacionais estiveram envolvidos nas operações, que envolveram este simulacro.

Entre eles, bombeiros das cinco (5) corporações do concelho de Cascais, GNR (Territorial e Trânsito), Policia Municipal e Hospital de Cascais, com a coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais.


Imprimir
>

Sem comentários:

Publicação em destaque

BOMBEIROS de Parede salvam canídeo de poço. Veja o vídeo do resgate

CANÍDEO aguarda pelo socorro (Créditos: BVParede) RESGATADO COM SUCESSO . Um canídeo foi resgatado, esta quarta-feira, de manhã, pelos Bomb...

FOI NOTICIA

BLOGS